Alegando ação no STF, Hospital Unimed, em Petrolina, quer adiar pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem; Sindicato da categoria reage

0

O Hospital Unimed de Petrolina, no sertão de Pernambuco, quer adiar o pagamento do piso nacional de enfermeiros e técnicos de enfermagem, de acordo com um documento enviado ao Portal no Branco. Porém, segundo a lei 14.434/2022, os salários com os reajustes devem ser pagos até o quinto dia útil de setembro.

De acordo com o documento, a Unimed está levando em consideração “que várias entidades, a nível nacional, deram entrada no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a referida Lei (ADI 7222/STF)”.

Além disso, de acordo com profissionais que atuam no hospital e que entraram em contato com o PNB, outros direitos trabalhistas foram retirados.

“Além da Unimed decidir não pagar o piso salarial da enfermagem, ainda alterou a nossa escala, e consequentemente tirou o nosso vale alimentação. A escala foi mudada e toda equipe de enfermagem adotará a escala 12×36. Eles alegam que, por conta do aumento do salário, teria que ter algumas mudanças. Agora, não teremos nem o aumento salarial e nem o vale alimentação. Lei é lei e tem que ser cumprida”, reclamou.

Veja o documento da Unimed

Cominuicado Conjunto 01.2022 piso salarial Com parecer juridico Assinado

 

O PNB entrou em contato com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), que informou que assim que recebeu o documento, acionou o jurídico.

Com relação ao piso salarial não tem o que negociar ou aguardar. É uma lei e está em vigência desde 05/08. O hospital Unimed tem até dia 08/09 para reverter essa situação. Até lá, nós no SEEPE e o jurídico, estamos aguardando. Caso não paguem, todos os hospitais que têm esse entendimento serão notificados e as medidas cabíveis serão tomadas”, declarou o Sindicato.

Sobre a alteração da jornada de trabalho, o SEEPE informou que conseguiu uma liminar “para suspender alteração unilateral de jornada, desta vez, no Hospital Unimed de Petrolina. O hospital será notificado nos próximos dias”.

Além disso, o SEEPE informou que também vem recebendo denúncias sobre demissões nos  hospitais privados de Petrolina, em decorrência da lei, e o jurídico também já foi acionado.

“Na próxima semana vamos realizar algumas patrulhas sindicais em alguns hospitais de Petrolina”, acrescentou o Sindicato.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome