IFSertãoPE lança edital do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos

IFSertãoPE lança edital do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou os editais do Processo Seletivo 2023 para ingresso nos cursos técnicos da instituição. São ofertadas 2.055 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). As oportunidades são para todos os campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 5 de setembro e 24 de outubro e, este ano, contam com uma novidade: o acesso dos candidatos ao Portal do Aluno para a realização das inscrições será feito através da plataforma gov.br.

Modalidades – A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (edital n.º 63) é voltada para os concluintes do 9.º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os cursos de Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária, Agroindústria e Logística. Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (edital n.º 65), destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EaD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização.

Já as modalidades Proeja e Proeja FIC (edital n.º 64) são voltadas para quem concluiu ou está concluindo o 9.º ano do Ensino Fundamental ou a 4.ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta categoria são oferecidos os cursos de Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico em Agropecuária.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 5 de setembro e 24 de outubro. Este ano, o acesso ao Portal do Aluno será feito através da plataforma gov.br. Para se inscrever, o candidato deve preencher todos os itens do formulário de inscrição, inclusive o questionário socioeconômico. A seleção será feita através de análise do histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do nível Fundamental; ficha 19, para nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática do 1.º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas de Português e Matemática do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental II ou 3.ª fase ou 8.º módulo da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.

Modelo de declaração de desempenho escolar – Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IFSertãoPE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoais e notas necessárias para a inscrição, além de ter a assinatura e identificação ou carimbo do responsável pela escola. No caso de declarações incompletas, a inscrição será indeferida. Aos candidatos que ainda não têm o histórico escolar, o IFSertãoPE orienta que providenciem o documento o mais brevemente possível. Essa medida de antecipação é para evitar perda de prazo da inscrição, nos casos em que as escolas necessitam de tempo para a emissão do documento.

Cotas – Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento do Formulário Online de Autodeclaração PPI deve ocorrer no período das inscrições, entre 5 de setembro e 24 de outubro, com bastante cuidado, atentando para o grupo de concorrência correto. A novidade para os estudantes cotistas, este ano, é que todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos serão convocados para uma entrevista presencial, no campus escolhido e que os candidatos indígenas não precisarão passar por entrevista.

Prazos – Após a realização das inscrições, será publicada, a partir do dia 25 de outubro, a lista de inscritos aptos a concorrer às vagas. Os recursos às inscrições que não forem confirmadas devem ser apresentados nos dias 26 e 27 de outubro. O resultado preliminar da seleção será publicado a partir do dia 1º de dezembro. A fase de recursos a esta etapa será realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro. Este ano, os candidatos poderão enviar o histórico escolar correto, em caso de inconsistência, através do endereço eletrônico recurso.selecao@ifsertao-pe.edu.br.  O resultado final do Processo Seletivo 2023 será publicado a partir do dia 13 de dezembro.

Dúvidas – No Anexo I dos editais, os candidatos encontram os contatos de todos os campi do IFSertãoPE e da Comissão Permanente de Processo Seletivo. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

Campanha – A campanha de divulgação do Processo Seletivo 2023 do IFSertãoPE evidencia a qualidade da formação profissional promovida pelo Instituto. Com o lema “Sua história de sucesso começa aqui”, as peças gráficas apresentam quatro profissionais formados pelo IFSertãoPE, que traçaram trajetória de sucesso em suas áreas de formação.

Layza Ribeiro cursou o Ensino Médio Integrado em Agropecuária no Campus Petrolina Zona Rural e hoje trabalha em uma grande fazenda produtora de frutas em Petrolina. Para Samuel Silva, o curso Técnico em Edificações, no Campus Salgueiro, foi a porta de entrada para a Engenharia Civil, área em que se graduou posteriormente. Hoje, ele é Técnico de Laboratório (Edificações) no Campus Ouricuri do IFSertãoPE. Sidney Rodrigues cursou o Subsequente em Agropecuária e foi contratado na empresa em que estagiou. Atualmente, Sidney é Fiscal de Produção em uma fazenda produtora de frutas. Elin Santos cursou o Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica e hoje é eletricista do Grupo Neoenergia, atuando na Celpe.

Editais

Edital_63-2022_Médio_integrado

Edital_64-2022_Proeja

Edital_65-2022_Subsequente

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.