Conselho Estadual da Educação da Bahia celebra 180 anos amanhã (20) em Juazeiro

Conselho Estadual da Educação da Bahia celebra 180 anos amanhã (20) em Juazeiro

 

O Território de Identidade do Sertão do São Francisco recebe nesta terça-feira (20) a reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação da Bahia. O evento, que acontecerá no auditório do Colégio Modelo, em Juazeiro, tem caráter administrativo e deverá ser um espaço de escuta à comunidade. Na oportunidade ainda serão celebrados os 180 anos do órgão.

A programação terá início 08h30min com o espaço de escuta da sociedade sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. À tarde, a partir das 14h, haverá uma apresentação do Conselho e atendimento para as instituições de ensino, com o objetivo de fazer esclarecimentos acerca dos serviços de regulação.

Para o período noturno está prevista a “Noite da Educação no Território”, que inicia às 18h30min e, entre outras atividades, terá um momento de outorga da Comenda de Honra “CEE-BA 180 Anos” a pessoas e instituições, em reconhecimento à contribuição das mesmas para o desenvolvimento educacional no país e no Estado.

A condecoração leva o nome do educador Anísio Teixeira, patrono do Conselho, e é esculpida em madeira pelo artista plástico e autodidata Ubirajara Oliveira da Cruz, conhecido artisticamente como Billy Oliveira, que vive há cerca de 30 anos em Cachoeira-BA.

O evento “Noite da Educação” também acontece nos outros 26 territórios de identidade da Bahia. O presidente do Conselho, Paulo Gabriel Nacif, afirma que as atividades têm “[…] a proposta de realçar o patrimônio educacional e seus impactos nas esferas de cooperação e articulação com a sociedade, além de homenagear e assegurar a continuidade do efetivo trabalho e da ação do CEE-BA”.

Entre os/as homenageados/as com a Comenda estão:

1. Dom José Rodrigues – Bispo da Diocese de Juazeiro (in memória) –
Receber: Carlos Alberto Breis Pereira – Dom Beto, Bispo da Diocese de Juazeiro.
2. Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA
3. Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira – Professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
4. Escola Família Agrícola de Sobradinho – EFAS
5. Francisca De Assis de Sá – Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
6. Ducilene Soares Silva Kestering – Secretária Municipal de Educação do Município de Sobradinho (exemplo de gestora municipal)
7. Celito Kestering – Professor aposentado da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, estudioso em Arqueologia

Papel do Conselho Estadual da Educação

O conselho tem como responsabilidades, dentre outras, fazer o credenciamento de instituições de ensino, autorizar o funcionamento de cursos, reconhecer cursos superiores ministrados pelas universidades estaduais e apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino. O órgão é representativo da sociedade e colabora na gestão democrática do sistema estadual de ensino. Este Conselho é o primeiro do Brasil e está vinculado à Secretaria da Educação da Bahia. O Território Sertão do São Francisco está presente no CEE, representado pelo colaborador Tiago Pereira, integrante da equipe do Irpaa.

Eixo Educação e Comunicação do Irpaa, com informações da Ascom – Núcleo de Comunicação e Modernização – CEE/ BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.