Responsável técnico do Hospital Psiquiátrico de Juazeiro é demitido após divulgação de supostos casos de estupros de pacientes da instituição e outras irregularidades

0

O médico psiquiatra, Renê Jesus, que atuava como responsável técnico do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, no Norte da Bahia, foi demitido no último dia 23, após denúncias de diversas irregularidades que estariam acontecendo na instituição, divulgadas pelo PNB, inclusive casos de estupros envolvendo pacientes internados na instituição.

Em nota, o profissional informou que foi desligado pela direção da instituição e declarou que sempre se fez presente em todas as lutas que o hospital enfrentou e enfrenta.

Em contato com o PNB, funcionários que atuam no hospital psiquiátrico relataram que a demissão do médico Renê Jesus teria acontecido de “maneira arbitrária pela gestão” e como forma de retaliação aos profissionais após as denúncias contra a instituição.

“Todos que não concordam com os fatos estão sendo demitidos”, denunciaram.

A psicóloga Maria José Aroucha, também foi demitida do hospital após elaborar um relatório comunicando à Justiça que a instituição não tinha estrutura para a receber a paciente de 14 anos, que posteriormente teria sido estuprada por outro interno no último dia (16).

Pelas redes social a médica se manifestou sobre a demissão e falou em “assédio moral”

“Meu Presente de Aniversário amanhã 21 de Setembro foi Carta de Demissão do Sanatório Nossa Senhora De Fátima De Juazeiro BA, que lutei para não fechar junto com outras Pessoas para não fechar. Luto pelo SUS e Efetivação de Direitos dos Usuários com Sofrimento Psíquico Internados de Forma Acolhedora e Humanizada. Não Concordo com Coisas Erradas digo Diretamente a Direção da Empresa e não Sou de Fazer Denúncia em Blog. Construir meu Nome Profissional no Vale do São Francisco. Sempre procurei evitar Escândalos dentro desse Gigante da Psiquiatria, logo temos Profissionais Qualificados e Capacitados nessa Unidade de Saúde Mental no Vale do São Francisco. Gratidão Senhor Jesus Cristo é Cuide de Todos Nós. Eta quanto Assédio Moral e Calúnia para com os Profissionais do HPNSF de Juazeiro BA”.

Denúncias de estupro

A Policia Civil, através da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-DEAM, está investigando casos de estupro que teriam ocorrido dentro do Hospital Psiquiátrico de Juazeiro. Algumas pessoas já foram ouvidas.

Uma das vítimas é uma adolescente de 14 anos que estava internada na unidade por ordem judicial. O acusado pelo estupro de vulnerável é um homem também internado na instituição por ordem judicial.

Segundo informações apuradas pelo PNB, no dia do crime, a adolescente foi levada pelo suspeito para um cômodo do hospital onde praticou o estupro. Após a divulgação do caso, a menina fugiu da instituição, na noite da quinta-feira (22).

De acordo com a polícia, adolescente foi localizada, passou por exames e já foi ouvida. A menina está com a família.

Outro caso teria ocorrido na semana retrasada, quando outra paciente teria sido estuprada por um funcionário do hospital que atuava como cuidador. Em princípio, ele foi suspenso das funções, e demitido no dia 22, após a veiculação da reportagem do PNB.

A direção do hospital não registrou as ocorrências na Delegacia de Polícia Civil, tentando “abafar os casos”, segundo informações de nossas fontes.

Quando procurado pelo PNB, o diretor do Hospital Psiquiátrico negou que tenha havido os casos de estupro na unidade.

Conselho Tutelar

Após denúncia feita no PNB, do suposto estupro contra a adolescente de 14 anos, o Conselho Tutelar, procurado por nossa redação, se manifestou em nota.

O órgão comunicou que “após o conhecimento do teor da denúncia foram iniciadas todas as providências necessárias para apurar e proteger a adolescente envolvida”.

E reafirmou que “a situação relatada carece de apuração criminal que está sendo realizada pela Policia Civil, através da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-DEAM, além de acompanhamento especializado de profissionais do Centro de Referência Especializado -CRAS, entre diversas outras providências necessárias para proteger e
garantir os direitos da adolescente”.

Conselho Tutelar de Juazeiro se manifesta sobre denúncia de estupro contra adolescente no Hospital Psiquiátrico de Juazeiro

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome