Bolsonaro participa de motociata em Juazeiro e Petrolina durante ato de campanha nesta terça-feira (27); o presidente não usava capacete, ferindo o Código de Trânsito Brasileiro

2

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), desembarcou no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por volta das 9 horas desta terça-feira (27), onde realiza atos de campanha na cidade pernambucana e também em Juazeiro, Norte da Bahia.

Durante a programação, o candidato participou de uma motociata pelas ruas das duas cidades. Durante todo o  percurso, inclusive atravessando a Ponte Presidente Dutra, Bolsonaro estava sem capacete, em desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, apesar da presença das forças policiais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal e PMS dos dois estados. Pode-se observar também que os motociclistas que participavam do ato, diferente do presidente, usavam o equipamento obrigatório de segurança.

Na programação, consta ainda um almoço no Bodódromo de Petrolina, e a participação de Bolsonaro na Marcha para Jesus, a partir das 14h.

Apoiadores de Bolsonaro chegaram a divulgar que o candidato receberia, nesta terça, o título de cidadão petrolinense. Porém, em nota pública, a Câmara Municipal de Petrolina negou a entrega da honraria, justificando que “Portaria de autoria do presidente Aero Cruz suspende as solenidades de entrega de títulos honoríficos, outras honrarias e demais eventos solenes durante todo o período eleitoral”.

Confira nota na íntegra

A Câmara Municipal de Petrolina vem a público informar que, em cumprimento ao disposto na Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, do Gabinete da Presidência, não realizará nenhuma entrega de Honrarias. 

A referida Portaria de autoria do presidente Aero Cruz suspende as solenidades de entrega de títulos honoríficos, outras honrarias e demais eventos solenes durante todo o período eleitoral. A suspensão tem como objetivo prezar pelo dever desta Casa Legislativa de zelar pela lisura do processo eleitoral, assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como respeitar os ditames da legislação eleitoral.

Reforçamos que a Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim recebeu solicitações de realização de homenagens para diversas autoridades dos vereadores Ronaldo Silva, Ruy Wanderley, Maria Elena e Alex de Jesus, que foram igualmente negadas em cumprimento à Portaria mencionada com a observação de que tais entregas poderiam ser realizadas após o período eleitoral.

Cabe esclarecer ainda que, caso a entrega de qualquer honraria anteriormente aprovada seja realizada antes do término do período eleitoral, este ato não tem amparo do Poder Legislativo Municipal e fere a orientação normativa estabelecida por esta Casa Legislativa, conforme Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, de conhecimento de todos os Edis e servidores.

 

 

Redação PNB Foto: Emerson Rocha/g1

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome