Alertas da Defesa Civil de Petrolina podem ser recebidos via Telegram

0

O serviço de alerta da Defesa Civil, antes acessível apenas via SMS, hoje pode ser recebido, também, através do aplicativo Telegram. A ferramenta, disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, possibilita que estados e municípios operacionalizem esse canal de informações voltadas à população, como já vem ocorrendo em Petrolina.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil de Petrolina, José Welton Aquino, a diferença entre o serviço de alerta por SMS 40199 e o serviço via Telegram está na possibilidade de extensão do conteúdo e recursos de acesso a informações sobre diversas localidades.

“No SMS, as mensagens são limitadas a textos com 160 caracteres. Já no Telegram podemos estender as informações, acrescentando orientações em geral, com indicação de canais de comunicação e informações sobre como o cidadão deve proceder diante do evento apontado no alerta”, salientou Aquino.

A ferramenta está disponível desde o primeiro semestre, porém é preciso que a população faça a adesão, no aplicativo, para receber as mensagens diretamente no celular. “É importante que as pessoas se cadastrem, especialmente os moradores de áreas de risco, para que possam se preparar e não serem surpreendidos diante de situações emergenciais e que venham a motivar o encaminhamento do alerta, pela Defesa Civil”, pontuou o coordenador adjunto.

Cadastro

Para receber as informações é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone ou iphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato Defesa Civil Nacional. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome