De acordo com informações divulgadas nas redes sociais do Projeto Salvar, os animais que estavam apreendidos no curral municipal de Juazeiro, no Norte da Bahia, foram transferidos para outro local. A unidade foi alvo de denúncias de maus-tratos por parte do vereador Luciano do Valle, na quinta-feira (20).
“Podemos visitar esses animais? Onde eles estão? Estamos aguardando imagens dos animais sendo zelados e cuidados. Cadê? O secretário César Milller afirmou em nota que estão zelando pelos animais, só que nas imagens não é isso que vemos. Queremos respostas”, cobrou a protetora independente, Fernanda Costa, responsável pelo Projeto Salvar.
https://www.instagram.com/p/CkDzBGCO7N6/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
O PNB encaminhou os questionamentos para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). Em resposta, o órgão informou que “de acordo com o Código de Polícia Administrativa do município, umas das atribuições da gestão é recolher das vias e logradouros públicos os animais de grande porte que são encontrados soltos vagando, colocando em risco a segurança de transeuntes e motoristas.
Depois de recolhidos das ruas, os animais são levados para o curral municipal localizado no bairro São Geraldo, onde ficam temporariamente por três dias, até que o proprietário procure a Semaurb e o retire, após pagar multa no valor de R$ 153,94 (cento e cinquenta e três reais e noventa e quatro centavos).
O Código de Política Administrativa do município, entre os artigos 73 e 76, prevê que, após esse prazo legal, se o proprietário não regularizar a situação do animal, o Município
poderá vendê-lo em hasta pública, precedida da necessária publicidade, ou encaminhar-lhe a instituições ou entidades filantrópicas ou de pesquisa. Caso não seja possível realizar essas opções, a gestão poderá ainda realizar a doação do animal em razão do seu baixo valor de mercado.
Apesar do prazo obrigatório por lei ser de três dias, nada impede que a gestão municipal por um ato discricionário aguarde mais alguns dias até os donos dos animais aparecerem.
A Semaurb esclarece também que, além do curral localizado no bairro São Geraldo, o município também mantém outro espaço destinado para os animais recolhidos, situado no distrito de Juremal. A imagem exibida no vídeo enviado pela reportagem deste blog mostra apenas um procedimento de praxe, que é justamente a transferência dos animais do curral do bairro São Geraldo para o outro localizado em Juremal, após cumprido o prazo legal de três dias”.
Denúncia
Em vista ao local na quinta-feira (20), Luciano do Vale afirmou que encontrou os animas com fome e sem cuidados.
“Recebi denúncias de pessoas que tem seus animais presos aqui no curral da prefeitura e vim ver a veracidade dos fatos que haviam me fornecido. Eu pude chegar aqui e ver que realmente é verdade. Hoje nós estamos aqui com nove animais, presos, comendo sacola e sem força nenhuma . E eu vou fazer uma pergunta: o município tem feito o seu trabalho, de fato e direito como deveria ser?”, questionou.
Luciano do Valle também informou que havia procurado a Semaurb e a Secretaria de Saúde de Juazeiro para tratar sobre a situação, mas não obteve respostas.
“Eu concordo que tem que apreender todo e qualquer animal que esteja solto nas BRs, causando um acidente. Mas prender para matar de fome? Outra coisa, existe um veterinário lotado pelo município, e inclusive já questionei outrora, onde esse veterinário fica? Como se chama esse veterinário? Qual o suporte que ele tem dado?”, questionou também.
Após a denúncia, a Semaurb se manifestou em nota. Confira na íntegra:
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) esclarece que é compromisso da gestão municipal zelar pela preservação e conservação do meio ambiente, bem como promover o ordenamento urbano adequado na cidade, e não tem medido esforços para que esse compromisso seja cumprido. Prova desse compromisso é a recente reforma geral realizada no Curral Municipal, onde toda a estrutura passou por adequações.
Quanto à demanda referente aos animais que estão no curral municipal, a Semaurb ressalta que todo o suporte necessário é dado no equipamento aos animais que são apreendidos por estarem nas ruas de forma irregular e colocando vidas em risco. O prazo de permanência dos mesmos no Curral é de três dias úteis, no caso do proprietário não comparecer, eles são encaminhados para uma roça localizada no distrito de Juremal, para que tenham um espaço ainda melhor e não fiquem confinados. Os animais mostrados estavam chegando ao curral, os mesmos já deram entrada no espaço em estágio de subnutrição. A gestão reitera que não foi omissa e prestou todo o suporte necessário, inclusive com acompanhamento profissional de veterinária.
Em tempo a Semaurb informa que as atividades desenvolvidas no Curral Municipal atendem todas as normas preconizadas, mas que ainda assim irá reforçar o acompanhamento a fim de evitar todo e qualquer transtorno e desgaste nos serviços realizados.
A Semaurb reforça, ainda, que intensificou o recolhimento de animais de grande porte nas ruas de Juazeiro e pede a colaboração dos cidadão para evitar animais nas ruas. A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública entrando em contato pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada na rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
Boa atarde! Foi tirado p ninguém vê a maldade que tão fazendo com animais. Isso devia absurdo e muita crueldade. Cadê vcs veriadores defensores animais Aniba,Renato Brandão entre outros. Chega doe e cadê as orgs?