Diariamente, usuários do transporte coletivo que faz a linha João Paulo II/Brisa da Serra, em Juazeiro, no Norte da Bahia, precisam enfrentar os transtornos causados pelos ônibus lotados e sucateados, segundo reclamações que recebemos constantemente. Nesta quarta-feira (09), um dos ônibus da empresa Joafra Transportes, quebrou no meio do percurso, causando contratempos para os passageiros.
“Mais uma vez o ônibus da Joafra que faz linha para o João Paulo II, quebrou na BR, próximo ao bairro. Isso acontece com frequência e ninguém faz nada. Pagamos uma passagem caríssima para andarmos em ônibus lotados e sucateados, arriscando nossas vidas. Apesar do ônibus quebrar próximo a garagem, tivemos que esperar por outro veículo que veio do centro. Ficamos de 7h59 até às 8h31 esperando o outro ônibus. Diariamente, várias pessoas que precisam chegar ao local de trabalho, escola, inclusive professores, pegam esse ônibus, e acabamos nos atrasando por irresponsabilidade da empresa, que presta um péssimo serviço”, relatou uma usuária.
Os usuários ressaltaram ainda que a quantidade de ônibus que fazem a linha João Paulo II, não está sendo suficiente, e cobraram o aumento da frota.
“Essa situação é inadmissível! Já falamos diversas vezes que são apenas três ônibus que fazem essa linha, e não dão conta da demanda, pois atendem aos bairros João Paulo II, Antônio Guilhermino, Vila Nova Fé, Parques Residencial, Brisa da serra, Parque Jatobá, Serrote da batateira e Projetadas. Por isso, os transportes estão sempre superlotados, colocando a vida dos passageiros em risco. A gestão pública nada faz. Os ‘representantes do povo’ se calam perante a esta empresa e simplesmente a sociedade sofre. Pagamos uma passagem caríssima para ficarmos a mercê dessa única empresa que domina o município, deita e rola, e ninguém faz nada. A população já não aguenta mais, estamos pedindo socorro aos órgãos públicos de Juazeiro”, acrescentaram.
Encaminhamos a reclamação para a Joafra Transportes. Em resposta, a empresa informou que “São 4 carros que atendem essa linha. Esses dias a lotação e reclamação de passageiros, na verdade, são devido as últimas chuvas que tivemos, pois os carros acabam quebrando mais, devido às condições das vias. Mas hoje estaremos normalizando a situação. Quanto a possibilidade de alteração de quadro de horários, é responsabilidade do órgão gestor. Nos próximos dias, acreditamos que vai melhorar a questão da lotação dessa linha”, prometeu uma representante da empresa.
O órgão gestor, a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte afirmou que já solicitou, junto a empresa, o aumento da frota. A CSTT disse ainda que “irá averiguar a demanda do cidadão com relação ao ônibus quebrado e o atraso para enviar outro veículo para esta localidade. A empresa de transporte coletivo, inclusive, já foi notificada outras vezes por situações semelhantes. Qualquer outra demanda ou sugestão da população pode ser encaminhada e formalizada diretamente no setor de transporte da CSTT, através do número (74) 3611-8836 ou na sede, na Rua Oscar Ribeiro, sem número, no Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h”(Ascom/PMJ).
Redação PNB