Equipe do Programa CRC Univasf participa, em Brasília, de reuniões sobre Política Nacional Computadores para Inclusão do Governo Federal

0

 

A equipe do Programa CRC Univasf – Centro de recondicionamento de Computadores – Professora Marcia Bento, Bruno Cezar e Jaldo Lopes participam em Brasília-DF, no MCom ( Ministério das Comunicações) de reuniões gerenciais da Política Nacional Computadores para Inclusão do Governo Federal.

A missão do CRC é promover inclusão digital nas comunidades, através de ações principais: formação educacional, recondicionamento de computadores e equipamentos de informática e por fim tratamento correto de resíduos eletroeletrônicos. A Univasf participa desde 2016 e comemora junto com outros 16 instituições a aprovação do projeto de lei pelo Congresso Nacional em 29/11/2.

A aprovação da lei, consolida a política, em política de Estado e possibilita mais recursos e o impacto dos CRCs na sustentabilidade e política de inclusão digital.

“Desde a sua criação, a Univasf vem assumindo protagonismo junto aos municípios da sua abrangência, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, capacitando as populações a fim de fortalecer identidades e preparando-as para a solução de conflitos e para o mercado de trabalho”, ressaltou a Ascom da instituição.

Programa CRC Univasf

O Espaço Plural Univasf conta desde 2015 com uma Unidade do Programa CRC Univasf. Em 2015, atendendo a chamamento Público do Ministério das Comunicações, a Universidade Federal do Vale do São Francisco firmou um Termo de Execução Descentralizado cujo tema era “A INCLUSÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL”.

O objetivo era implantar um Centro de Recondicionamento de Computadores para formação de 1.500 (um mil e quinhentos) jovens, em 35 (trinta e cinco) municípios que integram os Territórios da Cidadania do Sertão do São Francisco, na Bahia, em Pernambuco e na Serra da Capivara, no Piauí. Além da doação de 800 (oitocentos) equipamentos recondicionados, possibilitando a criação de 80 (oitenta) pontos de inclusão digital, a fim de valorizar, especialmente, o acesso às populações menos favorecidas nos municípios citados.

Em 2022 renovamos o Projeto CRC), uma nova proposta cujo objeto é a continuidade do Centro de Recondicionamento de Computadores, com nova meta de doação e formação de jovens. Hoje tivemos a grata surpresa do projeto que já conta com 17 CRC’s nacionais, sendo a Univasf o primeiro a nível público, ter se transformado em lei, consolidando a política e possibilitando mais recursos e mostrando o impacto dos CRCs na sustentabilidade e politica de inclusão digital.

Desde a sua criação, a Universidade vem assumindo protagonismo junto aos municípios da sua abrangência, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, capacitando as populações a fim de fortalecer identidades e preparando-as para a solução de conflitos e para o mercado de trabalho. Destaca-se que o projeto é executado em localidade de extrema vulnerabilidade social no Sertão Nordestino.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome