Moradores de Itamotinga, Juazeiro, rebatem informação da Secretaria de Saúde sobre reforma da UBS do Nh2: “Essa gestão mente demais”

0

 

Moradores do Nh2, no Projeto Curaçá, distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia, voltaram a entrar em contato com o Portal Preto no Branco, para contestar uma informação enviada à nossa redação pela Secretaria de Saúde, após uma reclamação sobre a desativação da UBS da comunidade.

De acordo com a denúncia, o prédio onde a UBS funcionava, estava passando por uma reforma, que foi interrompida sem justificativa. Em resposta, a Sesau declarou que a reforma continuava e que “a equipe estava na parte da cerâmica, a qual está sendo trocada”.

Porém, de acordo com os moradores, a informação não procede.

“A obra está parada desde setembro. A UBS está abandonada. Então não, não estão trabalhando na parte da cerâmica. Responder com uma informação falsa é ridículo! Mas espero que agora tomem as devidas providências quanto a nossa UBS. A população está no aguardo”, declarou a moradora Luma Vitória.

Valéria Souza, também criticou a informação divulgada pela Sesau.

“Essa gestão mente demais! O posto está abandonado sim. Os pedreiros que estavam trabalhando pararam no final de setembro e nunca mais retornaram para a obra. Cara de pau vim dizer que “a equipe está na parte da cerâmica, a qual está sendo trocada”. Mentira! Não tem ninguém trabalhando lá. Acho até que essa equipe é invisível, pois ninguém vê”, acrescentou.

O morador Ranilson Rodrigues esteve na UBS na manhã de hoje (13) e gravou vídeos que enviou ao PNB mostrando a unidade fechada, sem nenhuma equipe trabalhando.

“A obra não foi concluída. Não tem ninguém trabalhando nessa reforma. A UBS está abandonada. O mato já tomou conta da unidade”, reclamou.

Veja os vídeos:

Entramos em contato novamente com a Sesau para esclarecer a situação. Em resposta, o órgão informou que “a equipe que está fazendo a reforma estava no aguardo da chegada de novos materiais para dar continuidade ao serviço. Mas logo a UBS NH2 estará pronta para ser entregue à população”.

Por conta da reforma, que já dura aproximadamente sete meses, os usuários da UBS estão precisando se deslocar para uma comunidade vizinha.

“Nosso posto de saúde está desativado há mais ou menos 7 meses. Começaram uma reforma em julho, porém em setembro pararam a reforma e o posto está abandonado. Nunca tivemos ao menos uma justificativa da parte das autoridades. A população está tendo que se deslocar para ser atendida em outra localidade (Nh1), que fica a 4km daqui, sendo que nem todo mundo tem transporte pra ir e muitos moram na área rural, ainda mais longe do Nh1. Grande descaso o que está acontecendo com nossa população. Nós precisamos do nosso posto de saúde funcionando”, cobraram.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome