Administrador do grupo do TFD, em Juazeiro, denuncia precariedade no atendimento aos pacientes e avalia: “Com essa nova prefeita, nós estamos passando muitas dificuldades”; SESAU discorda

3

 

Em contato com o Portal Preto no Branco, o paciente oncológico João Gomes reclamou de problemas que, segundo ele, estão ocorrendo no Programa Tratamento Fora do Domicílio, da Secretaria de Saúde do município de Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com ele, as dificuldades estão ocorrendo  na sede da Sesau, e também na casa de apoio, em Salvador.

“Faço tratamento em Salvador pelo TFD, e sou administrador de um grupo com 800  amigos com câncer. Agora com essa nova prefeita de Juazeiro, nós estamos passando muitas dificuldades. Entre os problemas está o número insuficiente de vagas na Sesau para marcar as consultas em geral, principalmente as mamografias. A demanda é muito alta. No dia das marcações, nós não temos prioridade no atendimento, nem mesmo os idosos. Além disso, lá em Salvador estamos sem carro para transportar os pacientes da casa de apoio até os hospitais, e dos hospitais até a casa de apoio. Por conta disso, muitos pacientes estão interrompendo seus tratamentos por não terem dinheiro para pagar um carro por aplicativo. Outra reclamação é referente a falta da cobertura da sala de estar para sala de refeição, pois quando chove os pacientes acabam escorregando e caindo. Já foi pedido há muito tempo, e não fazem”, reclamou.

João Gomes reclama ainda da quantidade de funcionários na casa de apoio, que segundo ele, não tem sido suficiente para atender as demandas.

“Atualmente tem apenas uma funcionária para realizar a limpeza da casa. A demanda é enorme, e a mão de obra é muito pequena. A casa é muito grande, e nós achamos que é muito trabalho para uma pessoa só. São 10 banheiros, e todos são usados, salas, três áreas enormes, e oitos quartos. Além disso, também só tem uma pessoa  para fazer as refeições. A comida é boa, mas tem uma pessoa só para fazer o café, almoço e janta. Ela ainda tem que dormir lá pra fazer o café da manhã até que a outra pessoa chega. Elas não estão aguentando mais com tantas dores no corpo. É uma verdadeira escravidão, e a gerente da casa não aceita o acompanhante do paciente ajude a fazer nada”, acrescentou.

Ainda de acordo com ele, as reclamações serão pautadas em uma reunião que está marcada para acontecer no próximo mês.

“Desde janeiro do ano passado estamos solicitando uma reunião com a própria prefeita, mas nunca aconteceu.  Agora que ameaçamos ir ao Ministério Público denunciar a situação, resolveram marcar uma reunião entre nós pacientes, o Secretário de Saúde, um representante da prefeitura e o gerente do TFD. O encontro está marcado para acontecer, no dia 09 de fevereiro, às 9h, na sede do SAMU. Na ocasião, iremos apresentar todas as nossas insatisfações e esperamos que a situação seja resolvida”, finalizou.

Encaminhamos as reclamações para a Sesau e o órgão se manifestou, em nota.

Veja na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que a marcação de consultas e exames diretamente na Sesau é apenas para pacientes oncológicos, com fibromialgia, com lúpus, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo, ou seja, em sua maioria é de prioritários, entre idosos e que estão em tratamento.

Não existe dificuldade para marcação de mamografia, pois, como já amplamente divulgado, a demanda nem supera a quantidade de vagas disponibilizadas e, na maioria das vezes, é possível marcar em um dia para fazer a mamografia no dia seguinte. Na Sesau, os pacientes do TFD têm prioridade na marcação dos exames que integram o tratamento.

O carro que faz o transporte em Salvador está em funcionamento, levando e buscando os pacientes dos hospitais.

A casa de apoio do TFD em Salvador dispõe de cinco cozinheiras que trabalham em escalas e garantem uma alimentação de qualidade aos pacientes e seus acompanhantes. Uma Auxiliar de Serviços Gerais precisou se afastar por problema de saúde e a Sesau já está providenciando outra profissional para colocar no lugar.

Ainda assim, a casa do TFD de Juazeiro em Salvador é limpa e organizada, apesar de, muitas vezes, não ter a colaboração dos pacientes e acompanhantes que chegam a jogar o lixo no chão. A Sesau se coloca à disposição para outros esclarecimentos. (Ascom)

 

 

Redação PNB

3 COMENTÁRIOS

  1. Realmente os pacientes do TFD sofrem muito descaso , eu faço um acompanhamento em Salvador e ja presenciei muitos colegas voltando pra casa por falta de recurso para pagar Uber , o carro realmente existe mas nunca esta em funcionamento

  2. Meu Deus! Como é o tratamento que é dado ao ser humano…realmente fico perplexa com tanta falta de sensibilida por parte de toda equipe, como executivo, sesau, legislstivo… onde estão tantos acessores/funcionários/vereadores? Até um carro o pessoal tá com dificuldade. Um absurdo!!!
    Vejo tantos carros da prefeitura na cidade, e com certeza mandando um não teriam tanta falta!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome