“Estou aflita”: diz mãe de menino que está perdendo a visão e aguarda por uma cirurgia através do TFD, em Juazeiro; Sesau responde

0

Preocupada com o filho, que está correndo o risco de perder a visão do olho direto, a moradora de Juazeiro, no norte da Bahia, Fernanda da Silva Reis, enviou ao PNB um pedido de ajuda. Ela informou que há mais de um mês solicitou à Secretaria de Saúde do município o agendamento de uma cirurgia para a criança através do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas até o momento não obteve resposta.

“Estamos passando por um problema grave, e preciso de ajuda. Meu filho tem apenas seis anos, e devido a uma doença congênita, ele está perdendo a visão do olho direto. Ele já perdeu a visão do olho esquerdo e a cada dia o problema dele está se agravando. Estive na Secretaria de Saúde com todos os documentos nescessário em dezembro do ano passado, solicitando a marcação de uma cirurgia de urgência, mas até hoje não me deram nenhuma resposta. Já fui lá na Sesau três vezes e nada. Estou aflita, sem saber o que fazer, pois não tenho condições de arcar com o procedimento de forma particular. Estamos dependendo do poder público”, declarou Fernanda.

Entramos em contato com a Sesau em busca de informações sobre o caso. Em nota, o órgão informou que “o paciente em questão foi inserido na lista única do sistema de regulação estado da Bahia pelo Tratamento Fora do Domicílio de Juazeiro desde o dia 22 de dezembro de 2022. A equipe do TFD de Juazeiro acompanha diariamente a evolução dessa lista que é controle do estado e não do município. A família do paciente também tem o acesso a essa lista. Infelizmente o município não tem autonomia sobre esta lista, um vez que é do governo do estado da Bahia”.

Estamos solicitando informações sobre a lista única à Secretaria de Saúde do Estado.

Caso semelhante

Na terça-feira (24), o usuário do Sistema Único de Saúde de Juazeiro, João Periclei da Silva Santos,também entrou em contato com o PNB para reclamar que está há sete meses aguardando por um procedimento cirúrgico. Ele foi diagnosticado com calculo renal e sofre com fortes dores.

“Estou passando por uma espera surreal por uma cirurgia. Tem 7 meses que aguardo por cirurgia de cálculo renal e até o momento a Secretaria de Saúde de Juazeiro não me deu uma resposta positiva. Sofro com crises fortíssimas e devido a isso estou me tornando incapaz de cumprir minhas tarefas profissionais. Não aguento mais sentir dores todos os dias”, reclamou.

João Periclei informou ainda que teme perder a vida, caso a cirurgia não seja feita o quanto antes.

“Perdi meu pai por problemas renais, minha tia perdeu um rim, minhas irmãs também têm problemas renais e isso me faz ficar com muito medo, pois se trata de um caso hereditário. Por isso, gostaria de cobrar que a secretaria de saúde olhasse pra meu caso com o devido respeito. Não vou esperar a morte chegar igual chegou para o meu pai com problemas renais”, acrescentou.

Na ocasião encaminhamos a reclamação para a Sesau. Em resposta, o órgão informou que “o paciente em questão foi inserido na lista única do sistema de regulação do Estado da Bahia pelo Tratamento Fora do Domicílio desde o dia 7 de julho de 2022. A equipe do TFD de Juazeiro acompanha diariamente a evolução dessa lista que é do controle do estado e não do município. O paciente também tem o acesso a essa lista. Infelizmente, o município não tem autonomia sobre esta lista, um vez que é do governo do estado da Bahia”.

Porém, o paciente afirmou ao PNB, que diferente do que a Sesau informou, não tem acesso a lista única.

“A informação que tenho é a passada pela Sesau quando ligo ou vou lá. Eu nem sabia que eu poderia ter acesso a lista”, refutou.

Estamos solicitando informações sobre a lista única à Secretaria de Saúde do Estado.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome