Aedes aegypti: Secretaria de Saúde de Juazeiro ressalta cuidados para evitar proliferação do mosquito com período chuvoso

0

Com o período chuvoso na região, é preciso redobrar os cuidados para que o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, não se prolifere. Os Agentes de Endemias, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), seguem circulando sede e interior do município fiscalizando residências e terrenos baldios em busca de foco do mosquito e orientando a população. Mas é preciso também que as pessoas façam a sua parte.

Os Agentes de Endemias fazem uma vistoria pelos bairros, visitando as residências. “É fundamental que a população abra suas portas para os nossos agentes, para que eles olhem de perto qualquer risco de proliferação do mosquito”, reforçou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

O diretor de Vigilância em Saúde da Sesau, Djalma Amorim, ressalta que o mosquito pode aproveitar até os ralos para se multiplicar. “É importante verificar se na casa há algum local que possa acumular água, nem que seja uma pequena quantidade. Muitas residências têm reservatórios e eles precisam estar devidamente fechados para que o mosquito não encontre ali um lugar para por seus ovos e proliferar”, ressaltou Djalma Amorim.

Além disso, é preciso:

– Colocar areia nos pratos de plantas;

– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

– Limpar as calhas;

– Cobrir piscinas;

– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

– Limpar a bandeja externa da geladeira;

– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Dengue Zap

A população pode enviar mensagens com possíveis focos do mosquito para o ‘Dengue Zap’ pelo número (74) 98827-9832. O ‘Dengue Zap’ é um canal eficiente entre os moradores e o Núcleo de Endemias. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ascom Sesau PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome