Profissionais da enfermagem realizam nesta terça-feria (14), no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma paralisação para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria. O ato teve início na praça do Bambuzinho, centro da cidade.
Neste momento, os profissionais seguem em uma passeata em direção a Prefeitura de Petrolina, onde a manifestação deve continuar.
A manifestação faz parte da paralisação nacional que está programada para acontecer em várias cidades do país, coordenada pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
O piso salarial enfermagem foi aprovado pelo Congresso Nacional, porém os pagamentos ainda não estão sendo realizados devido a uma decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A ação do juiz da suprema corte aconteceu pela falta de clareza em relação às fontes de financiamento para que a medida seja aplicada no país.
Durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, no último dia 06, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que vai buscar uma solução rápida para o atual cenário.
“A determinação é que tenhamos uma solução rápida. No Ministério da Saúde, nós definimos um grupo de trabalho para estabelecer diálogo com o Fórum Brasileiro de Enfermagem, todas as outras representações, parlamentares e os outros ministérios envolvidos no projeto”, pontuou.
Redação PNB