Cansados de esperar pelo poder público, moradores da comunidade de Jatobá, localizada no distrito de Maniçoba, zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco nesta segunda-feira (16) para reclamar de um esgoto a céu aberto que está há anos causando transtornos para quem reside no local.
Uma moradora, que preferiu não ser identificada, contou que já procurou os órgãos responsáveis na tentativa de solucionar o problema, mas até o momento nenhuma providência foi adotada.
“Há muitos anos esse esgoto que fica na Rua do ETA, vem tirando a paz dos moradores. A água cai da caixa d’água e acumula junto com esgoto. Já procurei o Serviço de Água e Saneamento Ambiental diversas vezes. Também já busquei ajuda junto com vereadores, mas até agora nada foi feito. Quando a atual gestão assumiu, prometeram que o problema seria resolvido e nunca resolve. Essa longa espera nos deixa revoltados”, criticou.
Devido a ausência de ações do poder público, há alguns anos, alguns moradores resolveram improvisar um saneamento básico na comunidade, o que segundo o líder comunitário Robério Mota, agravou a situação.
“A própria população que fez o saneamento da comunidade, sem uma topografia com canos inadequados. Segundo os moradores, o esgoto e água da caixa foram ligado nessa mesma rede. Outro problema, foi que o esgoto da comunidade é jogado na propriedade de um morador, que não está mais aceitando essa água cair dentro da roça dele e chegou a tampar com concreto, então estoura tudo para trás. Mas nós já estivemos lá com a equipe do SAAE, fazendo as medições desse encanamento para ver essa situação. Já foi feito um projeto para que essa água seja jogada para o destino certo. O SAAE já se prontificou em resolver essa situação e agora estamos aguardando a realização desse serviço”, explicou.
O PNB encaminhou a reclamação para o SAAE. Em resposta, o órgão informou que “está buscando providências para amenizar a situação do esgoto na comunidade Jatobá, em Maniçoba, uma vez que o saneamento da localidade não foi instalado pelo SAAE. Para resolver da forma correta as demandas relacionadas ao saneamento, a autarquia está fazendo o levantamento topográfico para poder iniciar o projeto”.
Redação PNB