Usuária da UBS do bairro Quidé, em Juazeiro, reclama que horário de vacinação contra a Influenza foi reduzido na unidade; Sesau responde

0

Uma moradora do bairro Expedito Almeida Nascimento,em Juazeiro, no norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar que enfrentou dificuldades para vacinar os dois filhos contra a Influenza, na Unidade Básica de Saúde do bairro Quidé. De acordo com Francy Oliveira, o horário de vacinação foi reduzido na UBS.

“Sempre tive problemas nesse posto de saúde, que é o nosso de referência, principalmente na questão de vacina. Agora estão limitando os dias e horários para vacinação contra a Influenza. Só estão vacinando nas quartas e quintas-feiras pela manhã. Tenho dois filhos que estão no grupo prioritário e por conta dessa situação, não consegui vacina-los contra a gripe nessa UBS. Minha filha está no ensino médio e estuda no período matutino, e para ser vacinada, teria que perder um dia de aula. Além disso,muitas vezes as crianças faltam aula, os pais perdem o horário de trabalho, e ainda assim, nem conseguem o atendimento, pois como os horários estão reduzidos, a demanda acumula e nem todo mundo consegue a ficha. Já vi casos de crianças que tiveram que faltar dois dias na escola para conseguirem ser vacinadas”, reclamou.

A moradora declarou ainda que, segundo informações que recebeu na UBS, a redução no horário de vacinação aconteceu devido a falta de profissionais suficientes.

“Me explicaram que o posto está apenas com uma vacinadora, e o certo seria ter duas, para cada uma poder aplicar em um turno. Porém, quem está arcando com as consequências da falta de profissional é a população. Por conta da situação, ontem decidi procurar outra UBS. Fui na UBS Maringá, que fica mais distante, e consegui vacinar meus filhos na parte da tarde, tranquilamente. Deveria ser assim em todas as UBS’S. Os órgãos de saúde falam tanto da importância da vacinação, os municípios tem metas para alcançar, e mesmo assim, dificultam o acesso. Se está tendo campanha de vacinação contra a gripe, deveriam era ampliar o atendimento, ter vacinação todos os dias, e não reduzir”, acrescentou.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que “a vacinação de rotina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Quidé está sendo realizada no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Já as vacinas Influenza e Covid-19 estão sendo aplicadas às quartas e quintas-feiras como informado à população. A UBS dispõe de duas vacinadoras, porém uma delas precisou entrar de licencia prêmio este mês. A Sesau já está providenciando outro vacinador para substituir a técnica que está em licença. Vale reforçar que os pacientes podem buscar a unidade mais próxima para fazer a vacinação”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome