Após a mãe de um bebê de apenas 7 meses, que está internado na Unidade Pediátrica de Juazeiro, no Norte da Bahia, procurar o PNB para pedir as autoridades a regulação da criança para um leito de UTI, a Secretaria de Saúde do Estado se manifestou.
Em nota, a Sesab confirmou que o nome do paciente está no sistema da Central Estadual da Regulação. “O caso dele está sendo avaliado criteriosamente pela equipe de médicos reguladores da Central. Eles estão em busca de um serviço de saúde que atenda o perfil do bebê em uma unidade pública, filantrópica ou privada credenciada. Vale ressaltar que a Central Estadual de Regulação já atendeu mais de 90 mil pessoas desde 1º de janeiro de 2023”.
O bebê deu entrada na UPED na última quinta-feira (18), e necessita de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Desde quinta estou com meu filho no hospital da criança de Juazeiro. Ele estava com cansaço e foi diagnosticado com bronquiolite viral aguda. No sábado (20) ele foi intubado e desde estão está aguardando uma transferência para um hospital que tenha UTI pediátrica, pois aqui não tem. Eu estou aflita e desesperada. Meu filho está na sala vermelha e já há 3 dias que ele está intubado. Ele precisa urgente de um leito de UTI”, declarou a mãe do menino ao PNB nessa segunda-feira (22).
Na ocasião entramos em contato com a Secretária de Saúde de Juazeiro em busca de informações sobre a situação da criança. Em resposta, a Sesau informou que “as regulações de leitos são feitas pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) . A Sesau faz a inserção do paciente no sistema e a central faz a busca pela vaga nas unidades de saúde”.
Redação PNB