Estudantes do CETEP-SSF, em Juazeiro, voltam a cobrar profissionais para orientá-los nos estágios: “mesmo depois de tantos anos, ainda não houve nenhuma contratação”

2

Alunos do curso Técnico de Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP-SSF), Juazeiro, no Norte da Bahia, voltaram a procurar o Portal Preto no Branco nesta segunda-feira (29) para reclamar que continuam enfrentando dificuldades para concluir suas formações. De acordo com eles, o problema da falta de profissionais preceptores para orientá-los em estágios, ainda não foi resolvido.

“Estamos impossibilitados de realizarmos os estágios, que são obrigatórios na grade curricular do curso, por falta de preceptores na instituição. Nós mesmos já recorremos a todos os órgãos responsáveis, porém nenhuma medida foi tomada ainda”, relataram.

Os alunos contam ainda que o problema vem acontecendo há cerca de 10 anos.

“Tem alunos que concluíram o curso em turmas no ano de 2013, e até a presente data ainda estão com matrículas abertas e sem previsão de estágios, todos estão aguardando uma providência cabível para o caso. O CETEP já solicitou para Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) e também para o Núcleo Territorial de Educação (NTE-10) um número de 10 vagas para o cargo de preceptor de estágio, porém só recebemos promessas de contratação, e mesmo depois de tantos anos, ainda não houve nenhuma contratação”, acrescentaram.

Eles alertam ainda que estão correndo o risco de perderem o direito de finalizar o curso.

“Nesta última sexta-feira (26/05) recebemos um comunicado vindo diretamente da SUPROT alegando que os alunos que excederam o tempo regular do curso (5 anos) não poderão concluir.os cursos  Nós exigimos que medidas sejam tomadas para solucionar o problema para que nenhum de nós sejamos lesados”, finalizaram.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Educação da Bahia e aguardamos uma resposta.

Relembre

Em 2021, os alunos do curso Técnico de Enfermagem do CETEP-SSF já haviam procurado o PNB para reclamar da situação. Na ocasião, eles chegaram a realizar uma manifestação em frente ao prédio do NTE-10.

“Os alunos do curso de Técnico de Enfermagem estão encontrando dificuldades para obter estágio devido a falta de contratação de professores (preceptores), como também orientador de estágio para a instituição, no qual é dever do Estado da Bahia oferecer para os respectivos alunos todo o suporte de estágio, como também campos de estágios nos hospitais e em demais órgãos do estado. Alunos que concluíram o curso desde 2013, estão aguardando respostas e soluções para este caso que até o momento, não obteve devolutiva positiva. A diretoria da instituição já fez diversas solicitações para contratação de profissionais, mas até o momento não obteve respostas positivas. Os alunos solicitam urgentemente que os órgãos competentes do Estado da Bahia solucionem o problema, para que mais alunos não sejam prejudicados”, cobraram na época.

Naquele mesmo ano, os alunos chegaram a criar uma petição online.

Em 2018, após reclamações de alunos sobre a situação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia chegou a informa que a unidade escolar contava na época com 03 (três) preceptores de estágio e já havia autorizado a programação de horas extras para contratação de mais dois docentes enfermeiros para atuarem como preceptores e, assim, sanar todas as pendências de estágios dos alunos.

Redação PNB

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome