Família do distrito do Salitre, Juazeiro, relata que idosa acamada está sem atendimento domiciliar por falta de veículo para transportar a equipe; Sesau responde

0

 

Em contato com o PNB, a filha de Dona Terezinha Maria Landim, 67 anos, moradora do povoado Lagoa, distrito do Salitre, Juazeiro, reclamou da falta de assistência da Unidade Básica de Saúde da localidade. Segundo ela, após uma cirurgia, a idosa ficou acamada e necessita de atendimento domiciliar para um procedimento que necessita diariamente.

“Minha mãe é idosa e fez uma cirurgia de ponte safena. A perna dela infeccionou, o médico fez a raspagem e mandou ela para casa. Mas todos os dias tem que fazer um curativo. Nos primeiros dias, a equipe do posto vinha em casa fazer o curativo dela, mas agora não estão vindo mais. Eles alegam que o carro que traziam eles, e que vem da sede, está chegando atrasado. Porém, acredito que não é verdade, pois observo o carro chegando cedo na UBS todos os dias. Isso é uma falta de respeito. Minha mãe é uma idosa, que está acamada”, reclamou a filha.

Ela teme que o quadro de saúde da mãe se agrave e reivindica o atendimento domiciliar. A filha relata que outras pessoas da comunidade estão sofrendo com o mesmo problema.

“Estou com medo da perna de minha mãe ‘arruinar’. A gente não tem condições de levar minha mãe até a UBS, pois ela não está andando. Ela deu começo de trombose. Não é só minha mãe que está nessa situação. Tem outros pacientes que estão precisando de atendimento domiciliar e não estão recebendo por falta de veículo, segundo as informações que nos passam. Isso é uma falta de humanidade com as pessoas, principalmente as idosas”, finalizou.

Já encaminhamos a queixa da moradora para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a Sesau informou que “lamenta qualquer transtorno sofrido pela paciente e seus familiares. A Sesau informa que precisou reorganizar o fluxo de atendimentos e que já na próxima semana a equipe de saúde poderá retornar as visitas domiciliares para o cuidado continuado”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome