Atuação do Detran-PE no Maio Amarelo ampliou alcance de trabalho educativo

0

Com 82 ações educativas e um alcance de 24,6 mil pessoas, em mais de 80 cidades de todas as regiões de Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) divulgou os dados do Maio Amarelo, na última sexta (2).

A apresentação ocorreu no auditório do órgão, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, com a participação de organizações públicas, empresas privadas e demais parceiros da campanha.

O Maio Amarelo é um movimento de conscientização da população para a segurança no trânsito. Este ano, com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha completou 10 anos, e contou ainda com o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade” .

Na abertura, o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, resumiu as principais iniciativas desenvolvidas durante todo o mês de maio. As atividades presenciais em escolas, chegaram a 27 unidades das redes pública e particular. Incluindo a atuação com o programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), foram mais de 400 escolas alcançadas. Na desenrolar da campanha, executada pelas equipes da Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e agentes da Fiscalização de Trânsito, além de atividades em escolas, aconteceram caminhadas, blitz educativas com motoristas e motociclistas, ações para ciclistas, em bares e empresas. Também houve palestras, atuação em vagas prioritárias, como também cursos, desenvolvidos pela Escola Pública de Trânsito (EPT).

Trajano destacou que, este ano, primeiro da nova gestão no Maio Amarelo, trouxe experiências e ensinamentos. Agradeceu aos servidores e parceiros, que “vestiram a camisa em prol de uma sociedade mais consciente da necessidade de reduzir sinistros no trânsito”. Salientou ainda, a importância de maior presença nas escolas. Pensamento compartilhado com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, que considera fundamental “Fazer com que a sociedade multiplique ações para contribuir na redução dos sinistros, em grande parte, evitáveis por meio de um trabalho de educação”. Para Ferreira, “Amarelo é todo mês daqui pra frente”.

Em seguida houve a entrega de Certificado de Participação a Emanoel Silva, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em Pernambuco, representando simbolicamente os demais parceiros, que, logo após o evento, também pegaram seus certificados. Este ano, o Detran-PE contou com a participação de aproximadamente 100 entidades parceiras. Também ocorreu a entrega de Placa de Agradecimento a Mariana Valle, que representou o pai, Carlos Valle, responsável pela integração do Detran-PE ao movimento. Outro filho do homenageado, Eduardo Valle, também esteve presente.

A cerimônia incluiu também, a entrega dos Certificados de Conclusão aos agentes de trânsito, que finalizaram o curso de Motociclista Operacional e Batedor. De agora em diante, os 13 formandos passam a fazer parte do Grupamento de Trânsito de Motociclistas do Detran-PE (Gtram), que possui um total de 22 componentes. O Detran-PE é o 1º do Nordeste e o 3º do Brasil a contar com esse tipo de formação. A gerente de Recursos Humanos, Maria Francisca Gomes, destacou o empenho da equipe durante a capacitação, e o agente de trânsito, Paulo Paes, apontou a melhoria nos serviços de fiscalização viária, com a realização de 4.855 ações, ocorridas em escoltas, blitz e outras responsáveis pela fluidez do tráfego.

Todas as iniciativas do Maio Amarelo foram direcionadas para despertar a atenção aos altos índices de sinistros, sensibilizando a sociedade para a importância do respeito às leis de trânsito. Para execução das atividades, o Detran-PE utilizou equipamentos de realidade alterada, simulador de direção, material informativo e mecanismos destinados a alertar e conscientizar os condutores de veículos. Além disso, disponibilizou serviços à população, por meio do Detran Itinerante, veículo equipado para atendimento externo.

 

Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome