Dia Nacional da Imunização alerta para importância de manter calendário vacinal atualizado e de vacinação nas empresas

0

 

Sem dúvida, a imunização é um dos avanços mais importantes da saúde, sendo responsável por erradicar uma série de doenças e garantindo a saúde e o bem-estar das pessoas. Manter o calendário de vacinação em dia, além de prevenir doenças, evita que outras pessoas sejam contaminadas. Por isso, para conscientizar a população para que não deixem de se vacinar e incentivar e reforçar as empresas sobre a importância da realização de campanhas de vacinação para os funcionários, é celebrado, no dia 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização.

“A existência de pessoas não vacinadas representa um importante risco não só individual, mas comunitário porque a vacinação não é importante somente como um ato de benefício individual, mas também de solidariedade social entre os membros de uma mesma comunidade ou empresa”, afirma a enfermeira do trabalho do SESI Saúde, Andrea Kawase, destacando que a Influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública e que, a cada ano, no mundo, estima-se que haja um bilhão de casos.

“Desses casos, de três a cinco milhões são considerados graves, podendo resultar em mortes. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la”. Ela complementa, entretanto, que o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa deve complementar o programa de vacinação do trabalhador com base na avaliação dos riscos de contaminação do ambiente de trabalho em questão, de acordo com o Programa de Gerenciamento dos Riscos (PGR).

Dentro das empresas, Andrea destaca que o impacto negativo da gripe, especificamente, é bastante significativo. “Os sintomas causados pelo vírus Influenza acaba gerando o absenteísmo, que nada mais é do que o afastamento dos funcionários, o que, naturalmente, acaba reduzindo a produtividade, pois prejudica o cumprimento das demandas. Também gera o presenteísmo, quando o profissional está presente no ambiente de trabalho, mas desempenha suas atividades abaixo do normal”, pontua Andrea.

Por isso, ela avalia que, para evitar esse impacto, é importante que as empresas realizem, periodicamente, campanhas de vacinação internas. Andrea ressalta que, geralmente, a adesão é grande por parte dos funcionários, uma vez que muitos alegam não ter tempo de ir até um posto de saúde. “A vacina é uma das principais aliadas do serviço de saúde ocupacional porque permite, a partir de ações simples e de baixo custo, alcançar seu objetivo: a saúde dos trabalhadores”.

CLAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome