Em contato com o Portal Preto no Branco, o morador do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, Carlos Augusto Macaxeira Silva, denunciou o abandono de um terreno localizado às margens do Rio São Francisco, no bairro Pedra do Lorde. De acordo com ele, a área que pertence a um empresário do ramo da construção civil da cidade, está servindo para descarte irregular de lixo e queimadas.
“Esse terreno, que fica vizinho a minha propriedade, não é murado, não tem cerca, e por isso as pessoas entram e saem a todo momento. O local está abandonado e virando um lixão. Quase que diariamente algumas pessoas vão até o local despejar entulhos, restos de móveis e todo tipos de lixo. Até animais mortos já jogaram lá. Vale ressaltar que, quando venta, os sacos plásticos vão parar dentro do rio. Além disso, constantemente são realizadas queimadas no terreno. Tudo isso, às margens do rio, inclusive destruindo as matas ciliares”, denunciou.
Carlos Augusto destacou que a situação é antiga e já foi denunciada à Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, que mesmo tendo conhecimento da situação, até o momento não adotou nenhuma providência.
“Já fiz várias denúncias desde outras gestões e ninguém vem fiscalizar. É um constrangimento eterno. É lamentável uma situação dessa em uma localização que está se tornando nobre e onde moram famílias do bairro. Desde as gestões passadas não há fiscalização. Eu já procurei até alguns vereadores, mas até o momento nenhuma providência foi adotada”, acrescentou.
Encaminhamos a reclamação para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental e para a Semaurb. Em resposta o SAAE informou que “a demanda de limpeza foi registrada e incluída no cronograma. No entanto, ressaltamos que o despejo de entulhos deve ser denunciado ao órgão fiscalizador competente”.
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) declarou que “tem intensificado a fiscalização para conscientizar as pessoas que praticam o descarte irregular de entulhos, assim com os proprietários de terrenos para murá-los e mantê-los limpos. É de extrema importância que a população denuncie tais situações à sede da secretaria, localizada na rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, as denúncias também podem ser feitas pelo telefone (74) 3612-3581”.
Redação PNB