Morreu neste sábado (1), o bebê Miguel Levi de Oliveira Andrade, 7 meses, que ficou internado durante dias na UPED- Unidade Pediátrica de Juazeiro aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva pediátrica.
“Uma Pena Miguel, nos lutamos tanto para você viver …. Passamos dias gritando em redes sociais que você pudesse ter o direito uma saúde digna, mas infelizmente demorou muito sua Transferência….. Lastimável nos deparamos com essa notícia que nos deixa tão triste 😔 Deus vai nos dar força de lutar e que não possa mais existir outros Miguel ….#luto por Miguel” lamentou um comunicado nas redes sociais.
Diagnosticado com bronquiolite, o menino Miguel Levi de Oliveira Andrade, ficou internado na Unidade Pediátrica de Juazeiro, no Norte da Bahia, por vários dias, aguardando uma transferência para outra uma unidade hospitalar.
De acordo com a família, ele deu entrada na UPED no dia 7 de abril com sintomas gripais e teve um agravamento do quadro dias depois.
“Ele precisou ser internado e recebeu oxigenação pois se encontrava fadigado, foram feitos vários exames, até que, no dia 17 ,ele teve uma piora em seu quadro e precisou ser entubado. O médico falou que ele está com bronquiolite e precisa ser transferido da unidade com urgência”, informou uma familiar.
Após dias de espera na fila de regulação da Rede PEBA, a criança conseguiu uma vaga em um hospital especializado, porém, teve que esperar ainda mais para ser transferido.
À época um familiar de Miguel relatou a luta por uma vaga para a criança.
“Miguel ainda não foi transferido. Disseram que ele iria sair daqui às 03 horas da madrugada, mas até agora nada. Me informaram que a demora é porque não tem a UTI aérea para fazer a transferência. Estamos preocupados pois Informaram que a regulação dele vale apenas 24 horas e a vaga surgiu ontem, às 11horas da manhã”, acrescentou a familiar.
Ao PNB, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que a responsabilidade pelo transporte da criança é do Governo do Estado. “A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a Unidade Pediátrica (Uped) é para atendimento de baixo risco. A Sesau reforça que a unidade está dando todo suporte necessário para o paciente, mas que ele necessita de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em unidade de referência e, por isso, inseriu o paciente no sistema da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL). Infelizmente o município de Juazeiro não tem autonomia na regulação de leitos, ficando esta na responsabilidade do estado. A Sesau está à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
Redação PNB