Uma moradora do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da dificuldade que encontrou para conseguir vacinar o filho de apenas 3 meses. Ela disse que chegou a procurar o atendimento em cinco Unidades Básicas de Saúde diferentes.
“Semana passada eu fui na UBS do bairro João Paulo II e não consegui vacinar meu bebê pois a vacina do 3° mês estava em falta. Na segunda eu fui na UBS dos bairros Parque Residencial, Antônio Guilhermino, Dom Tomás e fui também na UBS do Angarí, mas também não consegui em nenhuma UBS. Quando tinha vacina, faltava a vacinadora, ou ela estava de férias ou de folga. Em outras estava simplesmente faltando a vacina e eles estavam aguardando chegar. Eu passei a manhã toda da segunda rodando a cidade na tentativa de vacinar meu bebê de 3 meses, e não consegui. É um absurdo o que está acontecendo com Juazeiro”, criticou.
Ela contou ainda que após enfrentar outros transtornos na UBS do bairro João Paulo II, a criança finalmente foi vacina nessa quarta-feira (12).
“Só consegui vacinar meu filho ontem na UBS do bairro João Paulo II, depois de falar sério com a recepcionista. Inicialmente ela me disse que eles só entregam 30 fichas de manhã. Mas quando eu cheguei ainda nem era 9 horas, e já não tinha mais fichas. Ela mandou eu voltar a tarde, quando seriam entregues mais 20 fichas.
Mas eu falei pra recepcionista que se a vacinadora estava em horário de expediente e se tinha a vacina,eu não sairia de lá sem que meu bebê fosse vacinado, afinal o expediente se encerra ao meio dia e não às 9 da manhã. Depois disso, ela me disse que iria me encaixar para ser atendida ainda pela manhã. Eu fiquei aguardando ela vacinar as 30 pessoas que estavam com ficha e ao fim chegou a vez do meu bebê e ele foi vacinado. Ele foi atendido às 10:30h. Depois disso elas disseram que as fichas já tinham acabado e que não iriam atender mais ninguém no horário da manhã. Mas minha pergunta continuou sem resposta. Se o expediente é até meio dia, porque elas não atendem até se cumprir o horário? Eu irei até a ouvidoria e vou externar a minha indignação com esse método de trabalho que está horrível, só dificulta a vida da gente”, acrescentou.
Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro e aguardamos uma resposta.
Redação PNB