Mães atípicas voltam a reclamar de atrasos na entrega de insumos para seus filhos e rebatem justificativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro: “Mentiram”

0

Mães de crianças com deficiência, que residem em Juazeiro, no Norte da Bahia, e que entraram na justiça para ter o direito a medicamentos e insumos para seus filhos, voltaram a entrar em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que a Secretaria Municipal de Saúde continua descumprindo as ordens judiciais. De acordo com elas, há atrasos nas entregas dos insumos.

“Tem mães que receberam os kits de insumo completos pela última vez em abril, e outras em maio. Temos um grupo com 30 mães atípicas e todas relatam que estão passando pela mesma dificuldades. Algumas estão sem receber fraldas, e outras medicamentos. Ontem tivemos uma reunião com a Superintendente da Secretaria de Saúde para tentar resolver a situação, e ela nos garantiu que as entregas seriam feitas hoje. Porém, entramos em contato com o setor responsável pela distribuição e fomos informadas que até o momento nenhum insumo chegou”, declarou Carla Lima.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a Sesau alegou que “dos 374 pacientes cadastrados para receber um número variado de itens como: remédios, fraldas e leite, apenas oito não terão em mãos os seus kits completos, devido ao atraso na entrega de parte dos insumos em decorrência de imprevistos sofridos pelos fornecedores para o transporte do material, especialmente, os de Recife-PE, uma vez a cidade vem sendo atingida por fortes chuvas, prejudicando a logística de despacho das cargas. A secretaria lamenta os transtornos causados aos pacientes e segue empenhada em fazer as entregas completas nos próximos dias”.

Porém, de acordo com as mães atípicas, as informações divulgadas pelo órgão municipal, não procedem.

“Essa situação dos atrasos não começou agora. Tem mães, que assim como eu, estão desde maio sem receber as fraldas dos seus filhos. Portanto, a nota de esclarecimento da Sesau é mentira, porque as chuvas em Recife só começaram agora. A Secretaria está tentando justificar a falta de organização e compromisso do órgão, com inverdades. Assim como a promessa feita pela superintendente, que não foi cumprida. Ou seja, eles mentiram de novo para nós”, rebateu outra mãe, que preferiu não ser identificada.

Entramos em contato mais uma vez com a Sesau em busca de esclarecimentos.

Relembre

Em maio, as mães atípicas já haviam entrado em contato com o PNB par reclamar da situação.

“Nós, mães atípicas ainda não recebemos as fraldas dos nossos filhos, que deveriam ter sido entregues no último dia 05. Já estamos no final do mês, e até agora não deram previsão de quando a situação será regularizada. Estou com minha filha cirurgiada e precisando das fraldas”, reclamou Carla Lima na época.

Na ocasião, encaminhamos a reclamação para a Sesau, e na época o órgão, informou, através da assistência farmacêutica, que todos os casos mencionados referiam-se a fraldas e tamanhos específicos, e que naquele momento, estavam em falta na farmácia. Porém, a Sesau reforçou que aguardava a entrega pelo fornecedor até o dia 02 de junho.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome