Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia da Bahia foi a que mais matou pessoas durante intervenções.
Pela primeira vez no histórico do levantamento, contabilizados e informados desde 2015, o estado baiano aparece este patamar, tomando o lugar do Rio de Janeiro, que liderava nos anos anteriores.
Não há informações, em separado, de quantas mortes foram resultados de intervenções da Polícia Civil e da Polícia Militar da Bahia.
De acordo com os números, as polícias da Bahia mataram 1.464 pessoas em intervenções oficiais em 2022, o que representa 22,7% do total das 6.430 mortes das polícias no ano passado.
Outro dado apontado no estudo, é que as mortes pelas polícias civil e militar correspondem a 22% de todas as 6.659 mortes violentas do estado em 2022. No caso de intervenções, as mortes tiveram alta de 9,7% em comparação a 2021. Na soma geral de mortes violentas no estado, na contramão, houve queda de 5,9%.
Não há dados de policiais mortos nas operações.
Bahia
Segundo os dados do Anuário sobre violência no Brasil, o Estado da Bahia aparece entre os 12 com maiores índices por mortes violentas no país.
Oito municípios baianos, incluindo a capital Salvador, apresentam índices preocupantes no quesito violência, sendo Jequié, na região Sudoeste, o líder no ranking nacional. Com 88,8% de mortes violentas, o município é seguido por Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, Simões Filho e Camaçari, na região metropolitana, que estão entre os quatro primeiros na pesquisa nacional.
O município de Juazeiro, Norte do Estado, figura na 10ª posição, ainda segundo o mapa que traz Feira de Santana, Centro-Norte, em 9º. Depois de Juazeiro, vem Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, em 11º e Salvador, a capital, em 12º.
O levantamento analisa os dados de 2022 de municípios com mais de 100 mil habitantes.
A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, pontuou que “a Bahia tem uma taxa muito acima da média nacional”.
Ela destacou ainda que “o nível de violência não está circunscrita na Região Metropolitana de Salvador, e sim no estado todo. É uma situação que chama a atenção”, afirmou Samira Bueno.
Juazeiro
Em 2022 Juazeiro registrou 151 homicídios. O mapa aponta que foram 68,3 homicídios por 100 mil habitantes.
Redação PNB