Usuários da UBS Palmares/Pedra do Lord, em Juazeiro, reclamam da demissão do médico da unidade; Vereador cobra solução “em caráter de urgência”

0

Usuários da Unidade Básica de Saúde que atende aos bairros Pedra do Lord, Palmares I, Palmares 2, e Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, no Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco, para reclamar da falta de médico na UBS. De acordo com eles, atualmente apenas uma profissional está atendendo aos moradores que procuram a unidade.

“Nós moradores dos Bairros Palmares I, Palmares II e Pedra do Lord estamos sem médico na Unidade Básica de Saúde.
Estamos sendo atendidos pela médica do Bairro Nossa Senhora das Grotas que por sinal está sobrecarregada, tendo que dar conta dos atendimentos de todos os quatro bairros. Para nossa sorte ela está se desdobrando pra nós atender, pois maioria das pacientes é gestante e necessita fazer o pré-natal. Porém, infelizmente não está sendo suficiente. Ontem, por exemplo, como tinham muitas gestantes, algumas delas tiveram que voltar para casa sem atendimento e foram remarcadas para próxima semana, porquê a médica não dá conta de atender a todos”, reclamam.

Os moradores criticam ainda as demissões de profissionais que atuam nas UBS’s do município que vêm sendo realizadas nos últimos dias em Juazeiro.

“O serviço Básico de Saúde é nosso direito, mas infelizmente estão tirando da gente aos poucos. A saúde está um caos mesmo. Demitem os profissionais de qualquer jeito e nós usuários é que pagamos por isso. Gestão desumana demais”, acrescentaram.

Demissão em massa

No último dia 10, a filha de uma usuária do Centro de Saúde II, situado no bairro Alagadiço, em Juazeiro, em contato com o PNB questionou a demissão do único médico da família que atendia na unidade.

“Gostaria de um posicionamento da Sesau sobre a demissão do médico Dr. Thales, uma vez que a maioria dos usuários do centro é composta por idosos, acamados, pessoas com comorbidades e pessoas de difícil locomoção. Lamento muito a demissão do Dr. Thales, pessoa humana que sempre nos atendeu prontamente. Ele vinha fazer visita a minha mãe acamada e sempre nos tratou com muito carinho e profissionalismo”, reclamou na época.

Na ocasião, a SESAU informou que “o desligamento de alguns profissionais da Rede Municipal de Saúde é proveniente do encerramento do contrato emergencial para servidores, determinado pelo Ministério Público Trabalho – MPT e a SESAU já realizou processo seletivo simplificado para contratação de novos profissionais e assim normalizar o atendimento, de maneira gradativa. E ,ainda, em adequação ao índice de folha de pessoal, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.”

Cobrança Vereador Salvador Carvalho

Através de indicação encaminhada a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o vereador Dr. Salvador (PCdoB) solicitou que a gestão municipal encaminhe uma solução “em caráter de urgência” para a falta de médicos em oito equipes de saúde da família, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do João Paulo II (equipes B e C), Alto da Maravilha, Dom José Rodrigues (Residencial São Francisco), Centro, Tabuleiro, Piranga 1 e 2, Palmares e Pedra do Lord”, comunicou.

Na justificativa o vereador considera “os potenciais prejuízos à coletividade, bem como a possibilidade de configurar, eventualmente, lesão ao direito fundamental à saúde, além de ofensa ao dever que possui a administração direta de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, se faz necessário a alocação de profissionais médicos nas Unidades Básicas do Saúde (UBS) dos bairros mencionados”, escreveu.

O vereador vem recebendo diversas denúncias de moradores dessas comunidades e constatou a veracidade em visita a algumas dessas unidades mencionadas.

“A falta de médicos nessas unidade vem sendo relatada pelas pessoas e tem causado muitos transtornos para quem precisa dos serviços de saúde, que normalmente já é precário e tem se acentuado nos últimos dias com a falta de profissionais nas unidades e mais de 30 mil pessoas estão sem médico, já que cada equipe de Saúde da família é responsável por atender até 4 mil pessoas” denunciou.

O vereador está encaminhando uma indicação através do legislativo e anunciou que pretende acionar o Ministério Público “caso não sejam tomadas as providência com a urgência que a situação exige”, finalizou. (ASCOM Vereador Dr Salvador)

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome