PNB recebe mais uma denúncia de maus tratos a animais, em Juazeiro, e lança a campanha: “Covardia, Crueldade, CRIME! Denuncie!

0

O Portal Preto No Branco vem recebendo constantemente de leitores várias denúncias de maus-tratos a animais, em Juazeiro.

Cães e gatos estão sendo envenenados, espancados e até esfaqueados. Como foi caso da cadelinha “Mel”, atingida por três golpes de faca, na região do Mercado Popular de Juazeiro, caso denunciado nesta segunda-feira (23) por uma leitora do PNB.

Na semana passada, a vítima foi a cadela “Branquinha”, que também foi esfaqueada por um morador do distrito de Carnaíba do Sertão.

No último dia 18, moradores de Alfavaquinha, na região do Salitre, em Juazeiro, entraram em contato com nossa redação bastante revoltados,  para denunciar a matança de cães na comunidade. Segundo eles, nas últimas semanas um animal foi morto a tiros e três cães foram encontrados mortos por envenenamento. Eles suspeitam que os autores do crime, sejam também moradores que criam ovelhas na localidade.

Nesta terça-feira (24), outra leitora, que pediu para não ser identificada, denunciou o tutor de cachorro, por espancar o animal de nome “Paulão”.

Segundo ela, o tutor mora na Rua dos Ingleses, próximo a CDL, e costuma bater no animal, que chegou a perder um olho após as agressões.

A leitora conta que, comovidos, vizinhos já chegaram a socorrer o cão para uma clínica veterinária.

“Em umas das vezes, ele estava com a pata muito machucada, vizinhos levaram no veterinário e foi medicado. Não foi a primeira vez e nem a última. O tutor não tem nenhum transtorno mental, sai todos os dias para pedalar e é agressivo o cão que sofre violência. Em uma das vezes, bateu alguma coisa na cabeça dele e o animal ficou cego,” relatou nossa fonte.

Crime 

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Hoje, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal – o que foi mantido no novo projeto.

Denúncia

Não tenha medo, é possível denunciar de maneira anônima ou sigilosa.

Em casos de agressão ou abandono, a Polícia Militar deve ser acionada e o crime registrado na Delegacia de Polícia Civil.

Campanha

Com objetivo de conscientizar a população sobre a prática do abandono e dos maus-tratos aos animais e pedir a punição dos criminosos, o PNB lança uma campanha de respeito aos animais.

“Covardia, Crueldade, CRIME! Maltratar animais dá cadeia! Lei 9.605/98. Denuncie!” 

Solicitamos aos nossos leitores que nos envie as denúncias pelo WhatsApp (74) 9- 88473422. Todas as denúncias serão encaminhadas para a Polícia Judiciária

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome