Estudantes do Paulo VI, realocados em um colégio particular de Juazeiro, continuam sem climatização nas salas e pais protestam: “Todos os dias têm alunos passando mal”; Há um mês Seduc prometeu, mas não resolveu a situação

0

 

Responsáveis por alunos e estudantes do Colégio Municipal Paulo VI, em Juazeiro, que vem funcionando provisoriamente nas instalações de um colégio particular, por conta de uma reforma que está sendo realizada no prédio da instituição municipal, voltaram a procurar o PNB para reclamar da falta de climatização nas salas de aula.

Uma mãe, que pediu para não ser identificada, relatou que os estudantes estão sofrendo com o calor durante as aulas e que, existe uma pendência contratual entre a instituição particular e a Secretaria de Educação e Juventude. Ela disse ainda que, por falta de pagamento da conta de energia, a chave dos ares-condicionados foi desligada pela direção do colégio particular.

“Sou a mãe de uma aluna do Colégio Paulo VI e quero informar que, infelizmente, todos os alunos do colégio estão provisoriamente no Colégio Moura em condições desumanas. O problema é que todos os dias têm alunos passando mal por conta do calor. Minha filha ontem passou mal e com dor de cabeça. Existe um desacordo entre a escola particular e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação. De acordo com informações que obtivemos, o colégio particular alugou seu estabelecimento sem as devidas documentações e consta um débito com a prefeitura. Com isso, o órgão responsável não está conseguindo repassar o valor porque no sistema não consta o devido contrato. O Colégio Paulo VI está no meio desse impasse entre o Colégio Moura e a SEDUC. Enquanto não for paga a energia, todos continuarão nessas condições. O que se fala é que está sendo desligada a chave geral dos ares-condicionados,” relatou a mãe.

A mãe disse ainda que, nesta quinta-feira (26), os alunos foram dispensados mais cedo por conta da falta de água no local e cobrou do órgão municipal que resolva o problema com urgência.

“Hoje os alunos foram dispensados às 13:45 por não ter água. A informação passada é que bomba quebrou. A prefeitura já está ciente e nada faz. Não tem como ficarem nessa situação,” contou a mãe.

Ela finalizou a cobrança fazendo uma observação: “Enquanto isso, a SEDUC tem ar condicionado pelos corredores. Fica fácil deixar de resolver as coisas quando não os afeta.

No início deste mês de outubro, após publicarmos a mesma reclamação sobre a falta de climatização nas salas de aulas, o que estaria comprometendo o rendimentos dos estudantes, a Secretaria de Educação e Juventude, em nota enviada ao PNB informou que estava “ciente da situação apontada nas instalações provisórias da Escola Municipal Paulo VI e que todas as medidas necessárias já vinha sendo tomadas, junto com a administração do Colégio Moura, para a climatização das salas de aula que atendem os nossos estudantes”.

Voltamos a entrar em contato com a Seduc em busca de respostas.

Altas temperaturas

As altas temperaturas devem permanecer, em Juazeiro e região, pelos próximos dias. De acordo com o instituto ClimaTempo, a máxima deve se manter entre 37° e 38° graus no município. Segundo informações do laboratório da Univasf, ontem (25), foi o dia mais quente do ano em Juazeiro com a temperatura chegando a 38,3° graus. Essa temperatura pode ser superada nesta quinta-feira (26), ainda de acordo com os dados.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome