Com o fornecimento de água suspenso em algumas comunidades da zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia, desde o último domingo (05), devido a um problema ambiental com o registro da mortandade de peixes no Rio São Francisco, moradores do distrito de Maniçoba estão precisando comprar água mineral para o consumo. Porém, em contato com o Portal Preto no Branco nesta terça-feira (07), uma moradora denunciou que alguns comerciantes estão aproveitando da situação para vender o produto com preços abusivos.
“Infelizmente, muitos estabelecimentos estão aumentando de forma abusiva os valores da água mineral aqui em Maniçoba. Um galão que era vendido por R$10,00, agora está sendo vendido por R$40,00. Isso é um absurdo. Não é o momento de aproveitar da situação para ganhar mais dinheiro, mas sim de ter consciência e ajudar o próximo. Sabemos que nem todo maniçobense tem condições de comprar água mineral com esses valores absurdos que estão cobrando. Cadê o PROCON que não está focalizando esse abuso?”
Ainda de acordo com a moradora, até a manhã de hoje, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) ainda não havia enviado nenhum carro-pipa para abastecer as comunidades do distrito.
“O SAAE enviou um carro-pipa para a comunidade de Guanhães, em Itamotinga. Mas nós aqui de Maniçoba também estamos sem água potável. Até o momento não recebemos nenhuma assistência da prefeitura”, acrescentou.
Encaminhamos as reclamações para o PROCON e para o SAAE de Juazeiro. Em resposta, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Juazeiro) informa que “os estabelecimentos que estejam aplicando preços abusivos com a venda de água mineral estão em desacordo com o Artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e estão sujeitos a sanções legais. Quando essa prática for identificada, os comerciantes poderão enfrentar multas e até mesmo penas de prisão com duração de até cinco anos. O Procon faz um apelo ao bom senso dos vendedores, solicitando que evitem a busca por lucros excessivos durante este período de calamidade. Em caso de suspeita de práticas abusivas, as denúncias podem ser encaminhadas tanto ao Procon quanto ao Ministério Público (MP-BA) para as devidas providências”.
Já o SAAE informou que enviou hoje um carro-pipa para atender as comunidades do Distrito de Maniçoba.
Redação PNB



