Defesa Civil de Juazeiro desmente boatos e esclarece sobre captação de água distribuída pelos carros-pipas

0

Nesta quarta-feira (08), circularam nas redes sociais vídeos e áudios afirmando que os carros-pipas que estão abastecendo as comunidades dos distritos de Itamotinga, e Maniçoba, em Juazeiro, no Norte da Bahia, estariam sendo abastecidos com água contaminada e sem tratamento.

“Os carros-pipas estão pegando água do canal da usina e mandando para o povo do distritos para beber. Imagine as pessoas querendo receber água, e o pessoal da operação do exército levando água bruta, sem tratar”, diz um dos áudios.

Porém, em contato com o Portal Preto no Branco, a Defesa Civil de Juazeiro esclareceu que as informações não procedem.

“A Defesa Civil de Juazeiro informa que a captação da água que abastece o Canal do Tourão é feita entre a sede de Juazeiro e o distrito de Mandacaru e que não tem nenhuma relação com a água contaminada. A captação da água fornecida pelos carros-pipas do exército a essas comunidades encontra-se a 20km de distância desses locais. Qualquer dúvida ou emergência entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (74) 99931-2210”.

Sobre o tratamento da água captada pelos carros-pipas, o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, informou que “o Exército entrega a todos os pipeiros, que trabalham na operação, pastilhas de cloro, que são colocadas nos carros-pipas para fazer o tratamento da água. Faz o tratamento da água e a água fica pronta para o consumo. Essa água é submetida todos os meses a testes. Ou seja, a cada 30 dias a gente faz a testagem da água e ela está dentro dos padrões que a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam, afirmou Ramiro Cordeiro.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome