“Não tem mais como tolerar os abusos da gestão Suzana Ramos”, diz presidente do Sintrab Saúde sobre atraso salarial do servidores e medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Juazeiro

0

 

Nesta quinta-feira (9), profissionais concursados da Secretaria de Saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, que atuam na zona rural do município, procuraram o PNB para denunciar o órgão que reduziu os salários destes servidores, além de suspender o pagamento do Vale Refeição, sem avisar previamente a categoria e nem explicar os motivos da medida.

Nós procuramos a presidente do Sintrab- Saúde, Telma Marineide que na manhã de hoje se reuniu com o secretário interino da pasta.

Em resposta ao PNB, Telma Marineide relatou o que foi discutido na reunião.

“Estamos chegando da secretaria onde estávamos em busca de saber qual o motivo da redução dos vencimentos. O motivo apresentado foi a suspensão do Auxílio Refeição pago aos servidores da saúde que exercem suas funções na zona rural. O referido auxílio tem nomenclatura equivocada já que é um direito que consta no estatuto do servidor público, conhecido como Auxílio Deslocamento. Essa gratificação é paga aos servidores desde sempre, e que por sinal já está defasada há 18 anos. Entendendo como um prejuízo nas finanças do município, a gestão Suzana Ramos resolveu suspender o direito, utilizando o decreto de contenção de despesa, só que o desconto foi efetuado de forma arbitrária, uma vez que o referido auxílio não consta no decreto. Para isso teria que ser feita uma alteração no Estatuto do Servidor Público. O município vem agindo dessa forma já há muito tempo, dispondo dos direitos do trabalhador, suspendendo-os quando bem entende, da mesma forma tem feito com os direitos garantidos pelo estatuto quando na Licença Prêmio, que foi suspenso, desmerecendo a Lei do Estatuto dos Servidores,” explicou a presidente.

Telma Marineide falou também sobre os atrasos nos pagamentos dos servidores da saúde.

“Outro ponto tratado foi sobre os atrasos nos pagamentos dos servidores temporários, que, até o momento, não receberam seus salários, e que somente amanhã será efetuado. Tratam como se fosse a coisa mais normal pagar salários a trabalhadores 10 dias depois do mês trabalhado, honrando primeiro com fornecedores e cargos comissionados para posteriormente pagar a quem já ganha tão pouco,” observou Telma.

Ela concluiu falando do piso da enfermagem e tecendo críticas à gestão Suzana Ramos.

“Foi tratado também o repasse do complemento do Piso da Enfermagem que chegou aos cofres do governo desde o dia 26 outubro e até o momento não foi repassado aos servidores da enfermagem. Como resposta o secretário interino ficou certo de devolver o recurso suspenso, para as contas dos servidores, até a próxima segunda feira. Quanto aos temporários vai pagar amanhã, dia 10, mesmo sem embasamento, sem nenhuma lei, está virando rotina pagar aos mesmos. Em relação ao complemento enviado pelo Governo Federal, para pagamento do Piso, ele informou que vai analisar para autorizar o pagamento logo, já que segundo Jeferson a folha já está pronta. Não tem mais como tolerar os abusos da gestão Suzana Ramos, as perversidades dessa prefeita já ultrapassou todos os limites da tolerância. Continuaremos vigilantes em defesa dos direitos dos servidores da saúde do município de Juazeiro,” concluiu.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome