Cia Biruta de Teatro inicia temporada gratuita de espetáculo baseado na obra de Clarice Lispector

0

Iniciada nesta quinta-feira (30), a temporada contará com seis apresentações gratuitas em praças de Petrolina, Sertão de Pernambuco, até 10 de dezembro

A Cia Biruta de Teatro (PE) iniciou, nesta quinta-feira (30), no CEU das Águas, a temporada gratuita do espetáculo “História Lacrimogênica de Cordel (ou A Hora da Estrela)”. Baseado na obra de Clarice Lispector, a peça é uma adaptação do romance “A Hora da Estrela” para o teatro de rua e terá seis apresentações em praças públicas da periferia e da zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, até o dia 10 de dezembro. Nesta sexta-feira (01/12), a apresentação acontece novamente no CEU das Águas, bairro Rio Corrente, às 19h, com interpretação em Libras.

No espetáculo, a atriz Cristiane Crispim e o ator Juliano Varela encarnam uma Clarice ficcionalizada em um jogo de metalinguagem e mascaramento, entre as personagens da história e sua criadora. “A dramaturgia propõe uma relação de espelhamento e duplo paródico entre as personagens da história e a própria Clarice Lispector, enquanto autora também ficcionalizada, por trás de toda criação. Na peça, a protagonista, Macabéa, não é capaz de falar de si, sua voz é inventada pela autora e as questões mais profundas de sua existência são comentadas por ela. Nessa primeira apresentação foi muito bom perceber que o público entrou na narrativa e acompanhou a história”, revela Cristiane Crispim.

O professor de matemática, Fábio Carvalho, foi acompanhar a namorada e acabou se surpreendendo com o espetáculo. “O espetáculo me surpreendeu. A minha namorada me chamou para acompanhá-la e como eu já conheço a história fiquei curioso em ver como seria a montagem. Gostei muito da apresentação, foi bem feita, os recursos que os atores usaram, as máscaras, foi um espetáculo muito bom”, avaliou o espectador.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura (2019/2020), apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina e parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão/Campus Petrolina) e com o grupo de pesquisa LeaBrasil (IFSertão Petrolina), o espetáculo é dirigido por Antônio Veronaldo, a assistência de direção é de Camila Rodrigues, a criação e confecção dos figurinos são de Letícia Rodrigues, a criação e confecção de máscaras, de Cristiane Crispim, a adaptação dramatúrgica é assinada por Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Juliano Varela, e a interpretação em Libras será de Rita Silva e Ely Vieira. Em cena, Cristiane Crispim e Juliano Varela encarnam as personagens.

A Hora da Estrela

A Hora da Estrela conta a história tragicômica de uma nordestina chamada Macabéa. Uma moça pobre que nasceu e se criou no interior de Alagoas e migrou para o Rio de Janeiro aos 19 anos, onde conseguiu um trabalho de datilógrafa.

Programação:

30.11 e 01.12 – às 19h – Praça CEU das Águas (área externa) – Rio Corrente;

02.12 – às 17h30 – Quadra Poliesportiva do N-11;

08.12 – às 19h – Praça do C-1 (ao lado do galpão da associação);

09 e 10.12 – às 17h30 – anfiteatro da Praça da Juventude – João de Deus.

Serviço:

Quando: 30.11 a 10.12

Onde: Rio Corrente, João de Deus, N-11 e C1

Entrada: gratuita

Classificação: Livre

Duração: 60 min

FICHA TÉCNICA

Direção, pesquisa e cenografia: Antonio Veronaldo

Texto: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Assistência de direção, pesquisa e adaptação dramatúrgica: Camila Rodrigues

Atuação, pesquisa e adaptação dramatúrgica: Cristiane Crispim e Juliano Varela

Preparação de elenco – oficina de máscaras: Érico José e Fábio Soares

Preparação de elenco – oficina de teatro de rua: Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino

Criação e confecção dos figurinos: Leticia Rodrigues

Criação e confecção de máscaras: Cristiane Crispim

Registro audiovisual, Edição e Fotografia: Abajur Soluções

Intérpretes de Libras: Rita Silva e Ely Vieira

Comunicação: Eneida Trindade

Design gráfico: Giovane Peixoto

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome