Em nota, Bispo de Petrolina comunica retorno do padre Carlos Júnior as atividades da Diocese e inocenta o sacerdote; entenda o caso

0

 

O Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano, da Diocese de Petrolina, Sertão de Pernambuco, comunicou neste domingo (14) que o Padre Carlos Júnior vai retornar as atividades na igreja, após episódio em que o sacerdote foi exposto nas redes sociais e teve supostas imagens vazadas.

Em nota, o bispo comunicou “a todo o Povo de Deus que, conforme preceitua a normativa canônica, foi realizada a Investigação prévia instituída em desfavor do Rev.do Pe. Carlos Antônio Barbosa de Araújo Júnior aos 16/11/2023, para encontrar a verdade, diante de supostas imagens e graves acusações que maculavam sua pessoa, sua honra e seu ministério, e não encontrou fundamento de eventuais delitos cometidos pelo Clérigo.”

A nota segue informando que “a Diocese de Petrolina, depois de concluído todo o procedimento, ouvido o parecer dos oficiais designados para a sua realização, e comprovada a sua INOCÊNCIA, cancela o Decreto de Afastamento do Ministério Sagrado do Pe. Carlos Antônio Barbosa de Araújo Júnior, e o reintegra ao exercício das suas funções canônicas e ministeriais nesta Igreja Particular, com todos os direitos e deveres advindos do sacramento da Ordem. Outrossim, conforme determina o Decreto de Conclusão da Investigação Prévia, dê-se conhecimento desta decisão ao Povo de Deus e em todos os meios de comunicação, inclusive virtuais, televisivos, e radiofônicos, para reparar os danos causados à pessoa do Reverendo Sacerdote. Rogamos a Deus que abençoe o Padre Carlos Antônio Barbosa de Araújo Júnior, lhe dê forças para superar os traumas advindos desta dolorosa situação, e que Ele possa realizar com renovado ardor a sua missão sacerdotal. Por fim, declaramos que o Senhor Bispo Diocesano aprovou a presente nota e autorizou aos Reverendos Sacerdotes subscritos, a sua publicação.

Petrolina, 14 de janeiro de 2024.

Pe. Jason Bedor Jardim Júnior – Chanceler da Cúria.

Pe. Francisco Ferreira Leite Filho – Representante do Clero.

Neste domingo (14), haverá uma missa marcando o retorno do Padre Carlos Júnior as atividades sacerdotais, depois do afastamento

“Convido a todo o povo de Deus, o amado rebanho da Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, para a Santa Missa às 19h30, na Igreja Catedral, neste domingo 14 de janeiro de 2024, para a minha Primeira Missa depois do retorno. Sinto a alegria que senti em 12 de abril de 2015, quando celebrei a minha Primeira Missa depois de ordenado! Concluo com o pensamento de Santa Teresa D’Avila: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Só Deus não passa. A paciência, por fim, tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta, pois só Deus basta”, convidou o padre.

Entenda o caso

Após pedido do Padre Carlos, o bispo da Diocese de Petrolina, no sertão de Pernambuco, Dom Francisco Canindé Palhano, decretou no dia 17 de novembro do ano passado o afastamento do sacerdote das suas funções de Secretário Episcopal. Em nota, o líder católico informa que será realizada uma investigação prévia para apurar as circunstâncias, e indícios de eventuais delitos do Padre, que também é diretor do Colégio Dom Bosco. (Veja a nota abaixo).

Nesta semana, o sacerdote se envolveu em uma polêmica, quando supostas fotos do Padre com um homem, além de supostas conversas onde o sacerdote afirma que teria uma relação homoafetiva com o homem, circularam nas redes sociais. Em nota, a assessoria jurídica do sacerdote afirma que o mesmo está sendo vítima de difamação.

Conforme as informações, o Padre estaria sendo vítima de um ex-funcionário de sua empresa, a Benedictus Arte Sacra, que tira cometido um ataque patrimonial contra a loja de artigos religiosos. Na nota, os advogados justificam ainda que o Padre Carlos tentou um acordo amigável com esse ex-funcionário, mas não obteve sucesso.

“Tal situação se agravou nos últimos dias, em que o estimado Padre passou a receber ameaças de perfis e contatos telefônicos fakes, por meio de sua rede social e WhatsApp – sendo tal situação asseverada nesta última quarta-feira (15.11.23), em que foram remetidos para companheiros de Clero, amigos e de forma difusa, criminosas e horrendas mensagens atentatórias e difamatórias, incluindo, fotografias montadas através de Inteligência Artificial”, diz a nota.

O jurídico do Padre acrescentou ainda que já estão em andamento as medidas legais cabíveis na esfera cível, que visam punir, exemplarmente, eventuais crimes comprovados que vitimaram o Padre Carlos. (Veja a nota abaixo)


Veja as notas na íntegra:

Nota Diocesana

Vimos, através desta, comunicar ao Povo de Deus desta Diocese de Petrolina, que o Exmo. Revmo. Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano de Petrolina, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2°, do Código de Direito Canônico, conforme pedido do próprio Sacerdote, DECRETOU, no dia 16 de novembro de 2023, o AFASTAMENTO DO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO SAGRADO “AD CAUTELAM” do REVMO. PADRE CARLOS ANTONIO BARBOSA DE ARAÚJO JÚNIOR, E INSTALAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO PRÉVIA PARA APURAR AS CIRCUNSTÂNCIAS, INDÍCIOS, DE EVENTUAIS DELITOS DO REFERIDO SACERDOTE.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental, a não ser o que lhe faculta o Direito, ou seja, atendimento de fiéis que se encontram em perigo de morte (cf. cânon 976). Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício público do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos, enquanto durar o referido afastamento.

Petrolina-PE, 16 de novembro de 2023.

Pe. Francisco Ferreira Leite Filho – Representante do Clero Pe. Jason Bedor Jardim Júnior – Chanceler da Cúria.

NOTA PÚBLICA

Por requerimento do Reverendo Padre Carlos, incardinado no Clero Diocesano desta Comarca de Petrolina(PE), direcionado a esta Banca Jurídica composta pelos Advogados do Escritório Araújo, Lima e Ávila, ora representado pelos Dr. Arthur Faustino e Dr. Sátiro Ferraz, com fulcro em decisão administrativa da Diocese supramencionada, colhe do presente instrumento para informar, conforme segue.
O Rev. Pe. Carlos, sacerdote bastante conhecido e estimado em toda região, se viu alvo de um ataque patrimonial a sua empresa de nome BENEDICTUS ARTE SACRA por parte de um ex-funcionário desta. Dada a expressividade de tal ilícito, buscou chegar a um acordo amigável para retomar a saúde financeira da empresa, porém, sem sucesso.
Tal situação se agravou nos últimos dias, em que o estimado Padre passou a receber ameaças de perfis e contatos telefônicos fakes, por meio de sua rede social e WhatsApp – sendo tal situação asseverada nesta última quarta-feira (15.11.23), em que foram remetidos para companheiros de Clero, amigos e de forma difusa, criminosas e horrendas mensagens atentatórias e difamatórias, incluindo, fotografias montadas através de Inteligência Artificial.
Nesse diapasão, o Sacerdote buscou esta assessoria jurídica especializada, já estando em andamento as medidas legais cabíveis na esfera cível, bem como foram providenciados 4 (quatro) procedimentos criminais que visam punir, exemplarmente, eventuais crimes comprovados que o vitimaram. Outrossim, requereu junto a Diocese uma licença temporária de suas funções de Padre para se dedicar a estes assuntos.
Por fim, este Escritório de Advocacia resta comprometido e munido de toda sua destreza técnica e espírito de coragem e servidão, para que o Pe. Carlos seja reparado de forma proporcional além da responsabilização criminal do dito criminoso.
Que Deus ilumine nossa busca por Justiça.

Petrolina(PE),16 de novembro de 2023.

SÁTIRO DE CASTRO FERRAZ NETO
OAB/PE 32.732

ARTHUR FAUSTINO .F LIMA

OAB/PE 39847

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome