Juazeiro: responsáveis por alunos da rede estadual reclamam de demora para realização de matrículas: “Já tem um monte de gente na fila”

0

O calendário de matrículas da rede estadual de ensino da Bahia iniciou nesta segunda-feira (15), e os responsáveis pelos alunos já estão enfrentando dificuldades. Em Juazeiro, na região Norte do Estado, filas já estão se formando em algumas unidades escolares.

Em contato com o Portal Preto no Branco nesta terça-feira (16), Jane Machado reclamou que está desde às 6h na Escola Estadual Rotary Clube aguardando para realizar a transferência da filha.

“Quero reclamar aqui do sistema da rede estadual para as matrículas. Foi marcado para iniciar às 8 horas, e até às 9 horas ainda não tinha iniciado. Ou seja, uma hora de atraso. Já tem um monte de gente na fila. Saindo daqui, ainda temos que ir trabalhar. Isso é uma falta de consideração”, reclamou.

Encaminhamos a reclamação para o Núcleo Territorial de Educação 10 e aguardamos uma resposta.

Matrícula on-line

O Governo do Estado disponibiliza serviços de matrícula on-line no portal (www.ba.gov.br), que possibilitarão aos estudantes ou seus responsáveis solicitar a vaga ou transferência para outra escola estadual sem precisar sair de casa, com toda comodidade, praticidade e agilidade, utilizando somente um computador, tablet ou celular.

Passo a passo para solicitar a matrícula ou transferência on-line:

1. Acessar o portal “ba.gov.br” e criar o cadastro, informando os dados do estudante (CPF/e-mail e senha). O processo de cadastro do portal necessita de uma autenticação, que é realizada através do e-mail informado no cadastro. Fique atento, pois este e-mail de autenticação poderá cair na sua caixa de spam;
2. Escolher um dos serviços: Solicitar Nova Matrícula Para Estudantes da Rede Estadual; Matrícula Nova Estudante PCD na Rede Estadual de Ensino ou Solicitar Transferência Estudantes da Rede Pública Estadual, observando o cronograma de matrícula, pois cada serviço acontece em uma data específica;
3. Pressionar o botão “SOLICITAR”, quando será verificado se o CPF logado no portal é válido e, em caso positivo, o estudante será redirecionado para a tela de solicitação de matrícula e/ou transferência na rede estadual de ensino;
4. Na tela de solicitação, clicar no serviço desejado, preenchendo as informações de dados pessoais e escolha da unidade escolar que deseja ingressar ou ser transferido.

Confira o calendário de matrículas 

15 de janeiro – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental.

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio.

 

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome