“O site não funciona”: responsáveis por alunos continuam reclamando de dificuldades na realização de matrículas na rede estadual, em Juazeiro

0

Responsáveis por alunos que estão em busca de uma vaga em escolas da rede estadual de ensino, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, continuam enfrentando dificuldades para realizarem as matrículas. Nesta quarta-feira, mães de estudantes voltaram a entrar em contato com o Portal Preto no Branco.

“Estou aqui, estou no Colégio Rui Barbosa desde às 7h.  Não tem sistema. Tem pessoas aqui que chegaram ainda na madrugada, às 3h, às 4h. A fila está enorme, mas nada de sistema. A Secretaria de Educação precisa adotar uma providência para facilitar esse processo”, reclamou uma mãe.

Outra responsável destacou que o site disponibilizado pela Secretaria de Educação não está funcionando.

“A gente até tenta não ir presencialmente às escolas e realizar as matrículas pelo site, mas a gente não consegue. Estou desde às 6h tentando matricular minha filha pelo site, mas não consigo concluir o cadastro. Só aparece uma mensagem informando que o período de matrícula atual é para estudantes PCD, mas conforme o calendário divulgado, hoje iniciariam as matrículas de estudantes que estão saindo da rede municipal. Acredito que seja um problema no site.  Várias mães estão na mesma situação e ninguém resolve nada”, acrescentou.

Encaminhamos as reclamações para o Núcleo Territorial de Educação – 10 e aguardamos uma resposta.

Passo a passo para solicitar a matrícula ou transferência on-line:

1. Acessar o portal “ba.gov.br” e criar o cadastro, informando os dados do estudante (CPF/e-mail e senha). O processo de cadastro do portal necessita de uma autenticação, que é realizada através do e-mail informado no cadastro. Fique atento, pois este e-mail de autenticação poderá cair na sua caixa de spam;

2. Escolher um dos serviços: Solicitar Nova Matrícula Para Estudantes da Rede Estadual; Matrícula Nova Estudante PCD na Rede Estadual de Ensino ou Solicitar Transferência Estudantes da Rede Pública Estadual, observando o cronograma de matrícula, pois cada serviço acontece em uma data específica;

3. Pressionar o botão “SOLICITAR”, quando será verificado se o CPF logado no portal é válido e, em caso positivo, o estudante será redirecionado para a tela de solicitação de matrícula e/ou transferência na rede estadual de ensino;

4. Na tela de solicitação, clicar no serviço desejado, preenchendo as informações de dados pessoais e escolha da unidade escolar que deseja ingressar ou ser transferido.

 Confira o calendário de Matrícula 2024

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental.

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome