“Até quando a gente vai continuar sem essa água?”: questiona moradora do Serra da Batateira, em Juazeiro; SAAE responde

0

Crislene Vieira, moradora da Serra da Batateira, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, voltou a entrar em contato com o Portal Preto no Branco para cobrar à gestão municipal que garanta o acesso à água encanada na comunidade. Segundo ela, no local residem mais de 3 mil famílias, mas atualmente apenas 60 são atendidas pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

“Estamos clamando por água. Das mais de 3 mil famílias que residem aqui, apenas 60 têm água encanada. Todas as outras vivem em uma situação precária, sofrendo sem o serviço e se perguntando por que umas têm direito e outras não. Muitas famílias não têm condições de custear um carro-pipa. Nem todo mês a gente tem condições de custear os carros-pipas. Amém disso, os poços daqui estão secando, porque foi muita gente abrindo. São mais de 15 anos sem água. A situação aqui é de calamidade mesmo”, contou.

Crislene reforçou ainda que na comunidade há famílias com “idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas acamadas, que precisam de mais cuidados, que dependem ainda mais da água. Já chegamos a fazer uma vaquinha para comprar água para essas pessoas mais necessitadas, mas não é sempre que conseguimos. As autoridades precisam se colocar no lugar dessas famílias, que estão há tantos anos sem água”.

Ela acrescentou ainda que os moradores já procuram a gestão municipal para relatar a situação e cobrar o fornecimento de água através do SAAE.

“Já procuramos a gestão atual, inclusive tivemos uma reunião com a Prefeita Suzana Ramos, mas até agora só tomaram providências paliativas. Mas não precisamos de paliativos, precisamos de água nas torneiras. Por isso estamos aqui para clamar, pedir às autoridades que olhem para as famílias da Serra da Batateira. Queremos chamar a atenção da gestão, dos vereadores, dos deputados, para poderem nos ajudar. Estamos a  20 quilômetros do Rio São Francisco, e uma injustiça dessa acontece com a gente. Até quando a gente vai continuar sem essa água?”, questionou.

Encaminhamos a cobrança para o SAAE. Em resposta, o órgão informou que “está constantemente em contato com os representantes da Serra da Batateira, inclusive com reuniões marcadas com a Associação e reitera que, para atender à reivindicação, é necessária a construção de uma estação de tratamento para atender a localidade, além de toda a extensão de rede necessária. Um estudo de viabilidade já foi feito e o investimento gira em torno de R$ 51 milhões. O abastecimento da localidade é realizado, atualmente, através de carro-pipa, para que a comunidade não fique desassistida e possa ter acesso à água. O SAAE se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

Relembre

Em novembro do ano passado, Crislene Vieira já havia entrado em contato com o Portal Preto no Branco para cobrar o fornecimento de água na Serra da Batateira.

Em vídeo, ela fez um apelo à Prefeita Suzana Ramos.

Moradora do Serrote da Batateira, em Juazeiro, suplica por água: “Pelo amor de Deus, olhe por a gente”

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome