Apesar do esquema de segurança montado para o Carnaval 2024 do município, de Juazeiro, na região Norte da Bahia, que contou com 600 Policiais Militares, por dia, no circuito durante todo o período de festa que aconteceu entre a quinta-feira (25) e este domingo (28), dois homicídios e cinco tentativas de homicídios foram registrados.
No primeiro dia da festa momesca, o jovem identificado como Anderson Éden Andrade, 23 anos, foi assassinado a tiros no início do Circuito Ivete Sangalo. Durante a ocorrência, outro homem identificado como Wadson Alves de Oliveira, de 22 anos, também foi atingido e socorrido para um hospital da região.
Ainda no primeiro dia do carnaval antecipado, o 9° Batalhão de Bombeiros socorreu um homem atingido nas costas por golpes de faca. O estado de saúde e a identidade da vítima não foram divulgados.
Já no último dia da festa, Rafael Lima, 37 anos, foi a óbito após ser atingido por bala perdida também no circuito do carnaval. A vítima estava com a esposa e o filho, e ao se afastar para comprar uma bebida, foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu.
Outras três pessoas também foram atingidas pelos disparos. Entre elas, um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio e era o alvo dos disparos. Ele é o acusado de ter matado Anderson Éden Andrade, na madrugada de sexta-feira (26).
Após ser socorrido, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia. As outras duas pessoas atingidas também foram socorridas, mas o estado de saúde das mesmas ainda não foi divulgado.
O autor dos disparos que matou Rafael ainda não foi localizado. A Polícia Civil está investigando o caso.
Esquema de segurança
O esquema de segurança contou com as companhias CPR-N – 73ª, 74ª, 75ª, e 76ª CIPM de Juazeiro, 45ª CIPM de Curaçá, 95ª CIPM de Sobradinho, 6° BPM de Senhor de Bonfim, 54ª CIPM de Campo Formoso, 3º BEIC de Juazeiro, CIPT-N Rondesp, CIPE-Caatinga, Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, Batalhão de Polícia Rodoviária (4ª CIA/juazeiro), GRAER (Grupamento Aéreo), CPM de Juazeiro e agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Assim como em 2023, o Carnaval de Juazeiro também teve equipamentos de reconhecimento facial e uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer).
Redação PNB



