Passado o carnaval, Câmara de Vereadores de Juazeiro aprova PL de Suzana Ramos para empréstimo de até 100 milhões: “Em ano eleitoral?”; confira relação dos vereadores que aprovaram o PL

0

 

A Prefeitura do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, continua na tentativa de realizar um empréstimo milionário junto a instituições financeiras. Recentemente, a Prefeita Suzana Ramos (PSDB) conseguiu a autorização da Câmara de Vereadores para realizar um empréstimo de até 100 milhões de reais, com o Banco do Brasil, com a garantia da União.

A Lei 3.151, que autoriza o novo empréstimo, foi aprovada pelos vereadores em 7 de dezembro de 2023, sem maiores discussões e também sem o conhecimento da grande parte da população. Segundo a gestão, o recurso deverá custear “Programas de Estímulo à Cidadania e de Crescimento Sustentável.”

Segundo informações que chegaram ao Portal Preto no Branco, mesmo após a autorização, do legislativo, a gestão não teria conseguido realizar o empréstimo e por isso, nesta sexta-feira (02), os vereadores voltaram a se reunir, em sessão extraordinária, para votar um  novo projeto que altera dispositivos da lei aprovada em dezembro passado. Novamente, a lei 3.875/2024 foi aprovada.

Ou seja, a câmara já autorizou a prefeita a tomar o empréstimo por duas vezes, mas até o momento a gestora não conseguiu. Houve tentativa junto ao Desenbahia e Banco do Brasil.

“Ela deve estar tentando de qualquer forma tomar esse empréstimo e não está conseguindo, pois provavelmente só toma o empréstimo quem tem crédito para pagar, e ela não deve ter esse crédito. Ela está perdida, e a assessoria dela também está sem saber como faz esse empréstimo. Por isso, toda hora ela fica mandando emenda para votação. Muito suspeito contrair um empréstimo em ano eleitoral,” observou uma fonte ao PNB.

Em publicação feita nas redes sociais, os vereadores de oposição, Luciano do Vale e Mitu do Sindicato criticaram a nova tentativa de empréstimo.

“Ficamos sem entender o porque desta votação ainda existir. Um governo que vem destruindo nossa cidade, pedindo um empréstimo tão alto pra fazer o que se dentro de 3 anos nada foi feito? Estamos aí com caos na saáude, na educação, nas estradas vicinais, caos geral dentro da cidade,” afirmou Luciano do Vale.

“A gestão acaba de sair de um grande evento (…) e manda um projeto de lei pra câmara  querendo tomar 100 milhões pra que? Por quê? Se os postos de saúde estão sem medicamentos, sem médicos, as estradas esburacadas, a cidade jogada ao léo,  fornecedores com mais de 6 meses de atraso, servidores com salários atrasados. Por que não mandou um projeto de lei de incentivo aos agentes comunitários?”, questionou o parlamentar.

Vereadores que aprovaram o PL:

Dionísio
Berg
Mundeco
Renato
Neguinha da Santa Casa
Bone
Nalvinho
Jean Gomes
Aníbal
Anderson da iluminação
Gildasio
Assis da Apólo
Lorival Quirino
Gledsom Azevedo

Presentes na sessão, Luciano Do Valle e Mitu do Sindicato votaram contra.

Outra tentativa de empréstimo

Em junho de 2023, a Câmara Municipal também aprovou em sessão extraordinária, dois Projetos de Lei do Executivo, que autorizavam a concessão de empréstimos à Prefeitura de Juazeiro, junto a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Ao todo, o crédito somava o valor de 120 milhões de reais.

Segundo a Lei N° 20/2023, o empréstimo no valor de 100 milhões de reais seria destinado para a execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento. Já de acordo com Lei de N 21/203, o empréstimo no valor de 20 milhões de reais será destinado para a implantação de um sistema de gerador de energia fotovoltaica.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome