Situação da dengue em Juazeiro: Foram registrados apenas 16 casos suspeitos este ano, segundo a Sesau

0

 

Diferente do que vem acontecendo na maior parte do Brasil, que somente nas primeiras semanas de 2024 registrou mais que o triplo de casos prováveis de dengue em relação ao mesmo período do ano passado, o Nordeste é a única região que, na contramão, identificou uma queda de 14% da doença, em relação a 2023.

A Bahia, por exemplo, registrou em janeiro deste ano uma queda 24% nos diagnósticos em relação ao mesmo período do ano passado. Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde registrou apenas 16 casos suspeitos de dengue neste ano.

O órgão informou que aguarda os resultados dos testes. A SESAU informou ainda que a testagem está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde.

Carro Fumacê em Juazeiro

Até o momento, apenas 20.019 residências que ficam localizadas ao longo do percurso onde foi realizado o Carnaval 2024 de Juazeiro, foram beneficiadas com a ação de bloqueio químico espacial com emprego de UBV acoplado a veículo (carro fumacê).

Ao Portal Preto no Branco, o Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Pedro Alcântara, esclareceu que, para que o carro fumacê circule em outros locais, é preciso que a prefeitura solicite.

“Nós temos um protocolo que “é ter caso de dengue notificado no bairro”.

Informações sobre a operacionalização do carro Fumacê:

A SESAU também reforçou que o carro fumacê é solicitado para um determinado local, quando há surto ou epidemia de dengue, Zika ou chikungunha, existindo alguns parâmetros para solicitar mediante ao índices e notificações realizadas pela população e junto às unidades de saúde, ou seja, as notificações junto com os índices de infestação, aí é realizada a solicitação junto ao Núcleo Regional de Saúde Norte e eles avaliam e fazem a liberação dos operadores do equipamento e do carro.

Sobre a operação realizada antes do Carnaval de Juazeiro, a SESAU informou que todos os anos antes dos festejos, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, solicita que a UBV seja realizada nos bairros que compõe o circuito oficial do carnaval, que ficam nos limites do circuito: bairros Alto da Maravilha, Maria Gorete, Lomanto Júnior, Centro e Santo Antônio e o João XXIII que é o bairro que compete à Rodoviária, local de entrada e saída de boa parte dos turistas. Esse trabalho é um trabalho de bloqueio, e depois do carnaval também, ou seja, dois ciclos de prevenção para conter o Aedes aegypti na fase adulta.

Brasil

Nas primeiras semanas de 2024, o Brasil registrou 217.481 casos prováveis de dengue e 15 mortes confirmadas, além de mais 149 óbitos em investigação. O número de casos é mais que o triplo em relação ao mesmo período no ano passado, quando o país registrou 65.366 casos prováveis da doença.

Atualmente a incidência de dengue no Brasil é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados na última nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome