Juazeiro tem 3 casos confirmados de dengue e 13 em averiguação

0

Três casos de dengue já foram confirmados no em Juazeiro, na região Norte da Bahia, até o momento. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira (08), o município notificou 23 casos suspeitos, sendo 3 positivos, 7 descartados e 13 em averiguação, aguardando o resultado do exame.

O município registra, ainda, dois casos notificados de Chikungunya, sendo um já confirmado e um aguardando o resultado do exame. Ainda conforme os dados, até o momento Juazeiro não noticiou nenhum caso suspeito da Zika vírus.

Ao PNB, o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves, informou que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus causadores das doenças, são encontrados dentro das residências do município.

Diego Alves explicou ainda que estamos vivendo o período ideal para a reprodução do mosquito. “É fundamental que a população fique atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. Devemos esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva”, acrescentou.

Dengue ZAP

O município de Juazeiro conta com o Dengue Zap’ uma ferramenta criada para auxiliar a população de Juazeiro na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Através do WhatsApp (74) 99945 – 5371, para solicitar a visita dos Agentes de Endemias.

O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via Whatsapp.

Brasil

De acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (7), o Brasil já registra, apenas neste ano, um total de 392.724 casos prováveis de dengue. Até o momento, 54 mortes pela doença foram confirmadas no país. Outros 273 óbitos estão sendo investigados para saber se são decorrentes da dengue.

Ao menos quatro estados – Acre, Minas Gerais e Goiás –, além do Distrito Federal, já decretaram situação de emergência em saúde pública, decidi a explosão de casos de dengue. O município do Rio de Janeiro também está em situação de emergência.

Estima-se que o Brasil pode contabilizar mais de 4,1 milhões de casos em 2024.

Em pronunciamento à nação na noite dessa terça-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo para que a população adote cuidados para evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue dentro de casa. Segundo a ministra, 75% dos focos estão localizados nas residências. (Com informações da Agência Brasil)

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome