“É preciso adotar medidas sérias de combate ao racismo em nível institucional”, diz ministro sobre prisão de motoboy negro após ser atacado no RS

0

 

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, criticou, neste domingo (18), a Brigada Militar de Porto Alegre, que foi acionada por um motoboy negro, após ele ser vítima de tentativa de homicídio por parte de um homem branco, neste sábado (17).

Através de sua conta na rede social X, o ministro afirmou que se trata de uma faceta do racismo institucionalizado ainda presente no país.

“É preciso que as instituições passem a analisar de forma crítica o seu modo de funcionamento e aceitar que em uma sociedade em que o racismo é estrutural, medidas consistentes e constantes no campo da formação e das práticas de governança antirracista devem ser adotadas. Em outras palavras, é preciso aceitar críticas e passar a adotar medidas sérias de combate ao racismo em nível institucional”, acrescentou.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se pronunciou sobre o caso, que gerou grande repercussão nas redes sociais.

“Recebemos com indignação as imagens da abordagem policial no Rio Grande do Sul, onde um motoboy denunciou uma tentativa de homicídio e foi ele, o denunciante, quem saiu algemado, enquanto o homem que teria cometido a agressão dialogava com os agentes, sorrindo. As imagens causaram revolta, com razão, pelos indícios de racismo institucional”, escreveu a ministra.

O caso

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem negro, sangrando, enquanto é detido por policiais militares, em Porto Alegre. Testemunhas afirmam que ele foi esfaqueado após discutir com um homem branco e grisalho. Na versão delas, os soldados prenderam a vítima por motivações racistas.

De acordo com o professor de filosofia Renato Levin Borges, que testemunhou e gravou o desentendimento, o fato ocorreu próximo ao meio-dia. O agressor estaria incomodado com a aglomeração de motos em frente a calçadas e restaurantes. Durante o bate-boca, segundo o relato, ele teria desferido um golpe de faca no pescoço do motociclista.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome