Qual a sua opinião? Com a condenação, escultura de Daniel Alves permanece ou deve ser retirada da orla 2 de Juazeiro?

0

 

Em sentença divulgada nesta quinta-feira (22), em Barcelona, a juíza Isabel Delgado Pérez condenou lateral-direito brasileiro Daniel Alves a quatro anos e seis meses de prisão por estupro. O jogador terá ainda que pagar 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) para a vítima, uma jovem espanhola de 23 anos.

Em Juazeiro, Norte da Bahia, cidade onde Daniel nasceu, alguns moradores pedem, desde a prisão do juazeirense, a retirada de uma escultura que homenageia o jogador.

Inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT), em dezembro de 2020, a escultura fica localizada na orla II da cidade e custou cerca de 150 mil reais ao município.

Preso há mais de um ano, Daniel Alves lutou para se defender da acusação e chegou a negar o crime. Durante o mesmo período, a escultura também passou por julgamentos e dividiu opiniões: Permanece ou deve ser retirada?

Em duas tentativas, como forma de protesto, a obra de arte foi coberta por populares. Em uma delas, a reação foi logo após a ONG Instituto Liderança, em Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, retirar a foto e o nome de Daniel Alves de sua fachada.

O destino da escultura, no entanto, é incerto e não há uma sentença para ela. O veredito anunciado ainda acende a discussão: Permanece ou deve ser retirada?

O PNB ouviu o ex-prefeito, mentor da homenagem: “Daniel foi homenageado quando era o jogador com mais títulos do futebol internacional. Sua família sempre foi também muito admirada pela humildade e respeito com que tratam a todos. O que aconteceu anos depois evidentemente não podia ser previsto. O que ele fez como indivíduo cabe à justiça julgar, reservando-lhe o amplo direito de defesa. Sobre o que será feito com a estátua, trata-se de uma decisão que cabe apenas a quem está no mandato,” disse Paulo Bomfim.

De fato, a decisão caberá a Suzana Ramos, primeira mulher prefeita de Juazeiro.

E você, qual o seu voto? Permanece ou deve ser retirada?

Escultura

A escultura do lateral é uma obra do artista plástico Leo Santana, que também produziu a estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada em Copacabana, no Rio de Janeiro.

À época, o jogador de futebol era contratado do São Paulo e disputava o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Nascido no Salitre, distrito de Juazeiro, Alves passou por times como o Bahia e se tornou o maior vencedor do futebol mundial.

O jogador com mais títulos oficiais na história do futebol, sagrou-se campeão duas vezes, pela Seleção Brasileira, na Copa América e outras duas vezes na Copa das Confederações.

“Daniel Alves é um juazeirense que fez história, eleva o nome de nossa cidade e não poderia deixar de homenageá-lo (…) Demonstramos respeito ao jogador, agregando à nossa cultura e fomentando o turismo. A homenagem ao jogador mundialmente reconhecido, Daniel Alves, é também um investimento para a cidade de Juazeiro da Bahia,  declarou Paulo Bomfim, na época da inauguração.

Caso

Daniel Alvesfoi considerado culpado pelo estupro de uma jovem no banheiro de uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. Ele cumpre prisão preventiva há 13 meses, desde o dia 20 de janeiro de 2023, no Centro Penitenciário Brians 2, nos arredores de Barcelona.

Além do tempo na prisão, a Daniel Alves também foi imposto um período de cinco anos em liberdade vigiada, a ser cumprido depois da pena na prisão. Ainda conforme a sentença, Daniel deve se manter afastado da casa ou do local de trabalho da vítima por pelo menos um quilômetro e não entrar em contato com ela.

Os advogados da vítima haviam pedido pena máxima para o jogador, de 12 anos. Já a promotoria do caso pediu nove anos de prisão.

A defesa de Daniel Alves queria a absolvição do lateral, e pediu que fossem aplicados como atenuantes: intoxicação alcoólica, reparação de dano via pagamento de 150 mil euros (R$ 801 mil), e violação do direito fundamental do acusado, alegando que houve uma investigação inicial sem conhecimento do jogador.

Na Lei Espanhola, “agressão sexual” é o termo que abarca todos os delitos de conteúdo sexual. A decisão divulgada hoje é de primeira instância e cabe recurso para ambas as partes.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome