Confira dicas de como prevenir acidentes com eletricidade em casa

0

 

Acidentes domésticos, provocados por descarga elétrica, infelizmente, são mais comuns do que imaginamos. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) só no primeiro semestre de 2020 foram registradas 741 ocorrências, sendo 434 decorrentes de choques elétricos no Brasil.

Em 2023, a Bahia registrou 61 pessoas mortas por choque elétrico.

Usar equipamentos elétricos em residências exige cuidados, pois o risco de acidente é de fato uma realidade.

Nos últimos dias, casos de pessoas mortas por descarga elétrica foram registrados na região do São Francisco.

Em Paulo Afonso (BA), José Orlando Resende, 62 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica. A vítima estava em sua propriedade, no povoado Caiçara 2, tentando levantar cabos de energia elétrica que haviam sido derrubados pela força do vento, após as fortes chuvas e ventanias que causaram danos na região.

Os fios, carregando aproximadamente 340 volts, resultaram em uma morte instantânea. O filho da vítima tentou auxiliá-lo, também sofreu uma descarga elétrica e teve queimaduras nas mãos.

Na quarta-feira (21), uma idosa de 69 anos, de Casa Nova, também foi a óbito vítima de choque elétrico. A professora Terezinha de Jesus Oliveira Fernandes morreu após sair de casa para pegar água na cisterna, localizada no quintal do imóvel, na comunidade do Sítio Pequeno. Neste caso, a vítima foi atingida por um raio.

Na última sexta-feira (23), um casal sofreu uma descarga elétrica, em Petrolina. Aila Pimenta morreu na hora e o marido dela, o Personal Trainer Giovanny Diniz foi encaminhado em estado grave para um hospital da região, onde continua internado.

A vítima sofreu uma descarga elétrica, ao manusear um varal de ferro, que estava preso no ar-condicionado, na área externa da casa. A filha mais velha do casal, de 6 anos de idade, também se acidentou. Ela sofreu uma lesão nas mãos.

Acidentes

Existem diversos hábitos perigosos que passam despercebidos e podem provocar graves acidentes, confira algumas dicas para deixar sua casa mais segura.

Ligações clandestinas

Ligações clandestinas são muito perigosas, além de oferecer riscos para quem faz, pode prejudicar toda a vizinhança, provocando incêndios e descargas elétricas. Sempre chame um profissional da área para mexer na fiação.

Evite ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada, usar benjamins e extensões pode sobrecarregar a rede elétrica da sua casa e causar curtos circuitos e descargas elétricas. Procure sempre ter mais tomadas em um ambiente ou opte por revezar os eletrônicos.

Desligue os disjuntores antes de trocar a lâmpada

Pode parecer obvio, mas muitas pessoas acabam esquecendo esse detalhe. Se for necessário trocar uma lâmpada, certifique-se que o ambiente é seguro. Desligue a chave de energia ou disjuntor e só depois mexa no bocal da lâmpada.

Mantenha seus eletrônicos longe da umidade

Sempre mantenha seus eletrônicos em áreas secas. Evite deixar qualquer eletrônico perto de pias, torneiras e chuveiros. Algumas pessoas gostam de usar secadores ou escovas elétricas no banheiro, para isso, certifique-se que o ambiente está totalmente seco para evitar choques e curto circuitos.

Cuidado com fios desencapados

Muitas vezes fios são deixados desencapados, e isso pode causar um acidente de descarga elétrica com alta voltagem. O ideal é trocar o fio. Se não for possível, passe uma fita isolante como solução temporária.

Se tiver crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado

Infelizmente é muito comum que crianças acabem colocando o dedo em tomadas. As lesões podem ir de apenas um machucado leve até uma descarga de alta tensão. Por isso, use capas protetoras de plástico em todas as tomadas da casa que estão fora de uso.

Faça manutenção na sua instalação

Com o passar do tempo é normal que as instalações elétricas da sua casa fiquem desgastadas, por isso, faça uma revisão no mínimo a cada dez anos. Chame um eletricista para avaliar o estado dos fios, para trocar ou apenas arrumar em alguns pontos. A revisão é uma prática que ajuda a evitar acidentes e prejuizos, como queimar algum eletrodoméstico ou falta de luz.

As residências possuem várias ligações, desde a tomada exclusiva da TV até aquela que carregamos o celular. Confira as áreas de maior risco e tenha atenção redobrada.

  • Eletrodomésticos
  • Extensão, Benjamin e tomadas
  • Fio partido ou desencapado
  • Carregador de celular
  • Cerca elétrica
  • Varal energizado

Se, mesmo tomando todos os cuidados, houver um acidente elétrico na sua residência fique calmo! O primeiro passo é desligar a chave de energia ou disjuntor e ligar para a emergência 192. Lembre-se de nunca tocar na vítima, pois a descarga pode ser conduzida até o seu corpo e causar outro acidente.

Redação PNB, com informações Iq Contas 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome