Casos de esporotricose crescem na Bahia e MPBA alerta “É preciso discutir a política de animais de rua”; doença é propagada pelo gato

1

 

Durante reunião do Fórum de Vigilância Epidemiológica realizada no Ministério Público da Bahia, ontem (27), quando foi debatido o cenário atual da dengue, os participantes também discutiram sobre os casos de esporotricose, que têm crescido no estado.

A esporotricose é uma micose subcutânea causada por fungo que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais e geralmente é propagada nos humanos pelo gato.

Segundo Marcelo Medrado, da Sesab, a esporotricose é “um problema nacional, que vem se alastrando na Bahia, com as notificações crescendo muito em Salvador e região metropolitana”. Maria Teles, da Secretaria de Saúde de Salvador, informou que o primeiro caso foi notificado na capital no ano de 2018 e, desde então, já são 1.292 casos registrados na cidade.

A promotora de Justiça Cristina Seixas registrou a preocupação com o aumento do número de casos e assinalou que, sob a perspectiva ambiental, é preciso discutir a política de animais de rua, analisando como amenizar a questão do abandono e a dificuldade de manter a medicação desses animais.

O desafio é “enorme”, afirmou ela, sugerindo a realização de campanha para esclarecimento e orientação da população, além da criação de Centros de Controle de Zoonoses.

Esporotricose

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

Redação PNB, com informações Cecom/MPBA

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho um caso com diagnóstico clínico de um cachorro meu com Esporotricose. Moro no interior do município de Juazeiro BA. Tenho outros animais ( cães, gatos e coelho) além da circulação com pessoas . O tratamento é complicado e caro. Gostaria de saber a quem devo recorrer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome