Quinta morte por dengue foi registrada em município do Norte da Bahia; os outros 4 óbitos confirmados foram no Sudoeste do estado

0

 

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde da Bahia confirmou a quinta morte por dengue no estado.

Trata-se de um morador de Irecê, no Norte baiano.

Até então todas as mortes pela doença foram registradas na região Sudoeste, nos municípios de Jacaraci, Piripá e Ibiassucê.

Até o momento, mais de 19.400 casos da doença foram registrados no estado, número que cresce diariamente, segundo as autoridades em saúde e requer uma atuação eficiente do Estado, Municípios e de toda a população com ações de prevenção e controle.

O cenário atual da dengue na Bahia foi debatido ontem (27), em reunião do Fórum de Vigilância Epidemiológica realizada no Ministério Público estadual. O encontro buscou discutir problemas emergentes e apontar possíveis soluções. Os participantes foram unânimes em afirmar que o combate à dengue precisa ser reforçado e que “a doença é prevenível e o óbito é evitável”. Em 2024, foram registrados quatro óbitos pela doença no estado.

Segundo a representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Sandra Maria da Purificação, a Bahia é o primeiro estado do Nordeste em número de casos de dengue e alcança a 15 posição do país. São 129 municípios em epidemia, alto risco, alerta ou com casos graves, disse Sandra Maria.

A Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), Patrícia Medrado, sugeriu que os Núcleos Regionais de Saúde passem a encaminhar os dados sobre os casos de dengue ao MP para acompanhamento e adoção das providências pertinentes. Outro encaminhamento da reunião foi sobre a necessidade de reforço no fluxograma de manejo clínico dos casos de dengue.

Redação PNB, com informações Cecom/MPBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome