Ex-alunos do curso de pedagogia da FACESP, em Petrolina, reclamam que aguardam há dois anos por entrega dos diplomas; faculdade responde

5

Após 2 anos de espera, ex-alunos da FACESP em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, continuam aguardando a entrega dos diplomas. Mais uma vez em contato com o Portal Preto no Branco eles contaram que finalizaram o curso de pedagogia em 2022, e até hoje não há previsão para a entrega do documento.

“Até o presente momento, neste mês 03 de 2024, a instituição não entregou os diplomas, e por conta disso, estamos inteiramente. Não há o mínimo de responsabilidade em dar respostas claras. Dizem apenas que enviaram para outra instituição diplomar, e que os diplomas seriam entregue em outubro de 2023. O que não aconteceu até hoje. Entramos em contato com as instituição citada para a diplomação e nos informaram que a FACESP não tinha enviado nenhuma documentação para eles”, relatou uma ex-aluna.

O grupo conta ainda que mais de 42 pessoas fazem parte da turma que está aguardando a entrega do diploma.

“São mais de 42 alunos esperando uma providência. Foram 4 anos de muito esforço para pagar uma faculdade que não nos dá o direito de ter o diploma. Essa enrolação tem que chegar ao fim. Todos se esforçaram para pagar, chegar nas aulas, ter um bom desempenho para agora ter que passar por essa situação, afetando até mesmo o psicológico dos alunos, por medo de perder todo dinheiro investido e principalmente o esforço que tiveram para obter um diploma que não chega em suas mãos”, acrescentou outra.

O grupo ressaltou ainda que a falta do diploma está impedindo a atuação dos ex-alunos no mercado de trabalho, trazendo prejuízos na área profissional.

“Alguns estão sendo cobrados para que entreguem o diploma no trabalho. Quando os funcionários da referida faculdade nos respondem, é sempre com mesma desculpa de “que os diplomas estão em registro em uma universidade”, mas desde outubro de 2023 que estamos aguardando este registro”, finalizou o grupo.

Encaminhamos a reclamação para a FACESP, que se manifestou em nota. Veja na íntegra:

A FACESP – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO, neste ato representada por seu diretor geral, vem à presença de Vossa Senhoria, em resposta ao solicitado via whatsapp, que requereu desta IES informações acerca da expedição de diplomas a egressos desta IES, pelo que prestamos informações e anexamos documentos em resposta ao perquirido.

Primeiramente cumpre ressaltar nosso reconhecimento sobre a importância dos trabalhos realizados pelos meios de comunicação em todo o território nacional. A profissão é presente em todos os níveis sociais e ambientes da sociedade, perpassando desde a infância até a terceira idade, com intervenções imprescindíveis à saúde física, mental e até mesmo coletiva para a sociedade e para a população.

Assim, esta IES propôs ao MEC e obteve as pertinentes autorizações, ofertando atualmente diversos cursos de graduação e de pós-graduação, com professores qualificados e com titulação acadêmica compatível com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.

A faculdade passou recentemente por visitas do Ministério da Educação para verificação da qualidade dos cursos, para verificação do funcionamento da faculdade e obteve notas entre 4 e 5 nos conceitos do MEC.

Contudo, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei 9.694/96, que em seu artigo 48 determina que o registro é condição indispensável para que o diploma tenha validade nacional e que as faculdades não podem registrar seus diplomas, sendo obrigadas a enviar para registro em uma universidade. Infelizmente, em razão das situações decorrentes da COVID-19, as universidades, UFPE e UPE não estavam firmando contrato para registro dos diplomas, no entanto essa situação já foi solucionada, hoje a FACESP tem contrato com a Universidade UPE para registro dos diplomas.

Cumpre ressaltar que esta faculdade disponibiliza aos alunos egressos a certidão de conclusão de curso e o histórico escolar, documentos que são plenamente hábeis para exercício da profissão, sem qualquer custo. Estes documentos são válidos em todo o território nacional, inclusive para certames públicos, viabilizando a ascensão profissional e posse nos concursos públicos, sem qualquer prejuízo em relação ao diploma.

Este entendimento já foi firmado pelos tribunais estaduais e federais, sendo confirmado até mesmo pelo STJ e STF, fato que afasta qualquer prejuízo aos alunos. Além disso, a instituição foi diligente em procurar e firmar convênio com a Universidade Estadual de Pernambuco para fins de registrar e entregar os documentos aos egressos desta casa de ensino, ressaltando que é interesse da FACESP o bom trato com seus alunos, colaboradores e egressos, pois são nossa maior e melhor propaganda.

Manifestamos nossos votos de estima e préstimos, ficando à disposição para eventuais e necessários esclarecimentos que forem pertinentes.

Atenciosamente,

Honorato Odorico de Oliveira Neto

Diretor Geral

FACESP – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO

Redação PNB 

5 COMENTÁRIOS

  1. A facesp não tem nenhum pingo de responsabilidade.
    Pois terminamos a faculdade de pedagogia em 2021 e não temos nenhuma resposta sobre o diploma, que essa reclamação dessa ex _aluno vem nos favorecer também pois estamos na mesma situação.

  2. Isso mesmo nós alunos só estamos querendo o nosso diploma há 2anos que nós terminamos o curso de pedagogia e nada de diploma. Só Deus sabe como nós lutamos para conseguir chegar até o final do curso aí a faculdade Facesp fica só enrolando pra nos dá o DIPLOMA.

  3. Minha turma também está na mesma situação, eles deram o prazo de 90 duas para entregar, isso em 2022 e até hoje. Gostaria de saber com quem podemos falar, para denunciar também. Um absurdo.

  4. Com comentário negativos tenho medo pq curso psicologia um curso muito caro , estou terceiro período, espero que seja resolvido dar melhor forma possível, esses alunos tem total direito e liberdade de expressar suas opiniões. Cabe instituição facesf cumprir seus deveres .

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome