SAMU de Juazeiro conta com 1 maca para mais de 15 mil habitantes do município; serviço atende ainda mais 11 cidades da regional

0

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro voltou a informar que está enfrentando problemas para atender a população nesta quarta-feira (17), em decorrência da retenção de suas macas.

“Todas as 15 macas utilizadas pelo serviço estão retidas nos hospitais da região.”

Um problema recorrente e que afeta diretamente a população do município que necessita do serviço.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as macas “estão sendo utilizadas como leitos improvisados nas unidades hospitalares que estão superlotadas.”

Necessário observar que o município de Juazeiro tem uma população de cerca de 236 mil habitantes. Fazendo uma conta simples, considerando as 15 macas do SAMU, chegamos ao seguinte número: Uma maca para mais de 15 mil habitantes.

Nós questionamos a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão informou “que o quantitativo de macas é por ambulância. Atualmente são contabilizadas três macas por ambulância. A Secretaria ressalta que o SAMU de Juazeiro atende outras 11 cidades que compõem a regional.”

Retenção de macas 

De acordo com a Sesau, a situação já foi comunicada ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb), à Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e ao Ministério Público.

O coordenador médico do Samu de Juazeiro, Franclen Rusvell, informou que o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de acidentes de trânsito.

“A população pode solicitar o apoio do Corpo de Bombeiros, por meio do 193, para socorro de vítimas de acidentes e os profissionais do Samu estão à disposição para orientações médicas por telefone”, explicou.

Redação PNB, com informações Ascom/Sesau

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome