Estátua de Daniel Alves será retirada da orla 2 de Juazeiro nos próximos dias, informa prefeitura

0

A estátua que homenageia o juazeirense Daniel Alves, será retirada da orla 2 do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, nos próximos dias. A informação foi divulgada pela gestão municipal.

O recolhimento do monumento foi recomendado pelo Ministério Público da Bahia, que se baseou na Lei Nº 6.454/1977, que normatiza sobre o uso de recursos públicos para aquisição e instalação de monumentos de pessoas viva. A recomendação foi feita no último dia 23 e o MP fixou o prazo de 30 dias para o Município justificar o cumprimento da recomendação e encaminhar a comprovação necessária da regularização da situação.

Até o momento não há informações sobre o que será feito da estátua. A escultura foi inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT) em dezembro de 2020 e custou cerca de 150 mil reais ao município.

Desde a prisão de Daniel Alves, no início do ano passado, condenado 4 anos e 6 meses por estupro, moradores de Juazeiro pedem a retirada da estátua. Ao longo desse período, escultura foi alvo de protestos.

Na madrugada do dia 28 de fevereiro, a estátua foi alvo de manifestantes e foi danificada com uma tinta.

Em outra duas ocasiões a obra de arte foi coberta por populares como forma de protesto. Em uma delas, a reação foi logo após a ONG Instituto Liderança, em Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, retirar a foto e o nome de Daniel Alves de sua fachada. O outro episódio aconteceu no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher.

Escultura

A escultura do lateral é uma obra do artista plástico Leo Santana, que também produziu a estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada em Copacabana, no Rio de Janeiro.

À época, o jogador de futebol era contratado do São Paulo e disputava o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Nascido no Salitre, distrito de Juazeiro, Alves passou por times como o Bahia e se tornou o maior vencedor do futebol mundial.

O jogador com mais títulos oficiais na história do futebol, sagrou-se campeão duas vezes, pela Seleção Brasileira, na Copa América e outras duas vezes na Copa das Confederações.

“Daniel Alves é um juazeirense que fez história, eleva o nome de nossa cidade e não poderia deixar de homenageá-lo (…) Demonstramos respeito ao jogador, agregando à nossa cultura e fomentando o turismo. A homenagem ao jogador mundialmente reconhecido, Daniel Alves, é também um investimento para a cidade de Juazeiro da Bahia, declarou Paulo Bomfim, na época da inauguração.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome