Secretaria de Saúde de Juazeiro silencia sobre tomógrafo da UPA que nunca funcionou desde a sua instalação em janeiro do ano passado: “Está somente de enfeite?”

0

 

Na última sexta-feira (26), o PNB publicou reportagem com a cobrança de um leitor sobre o funcionamento do aparelho de tomografia da Unidade de Pronto Atendimento do município de Juazeiro, instalado há mais de um ano.

A denúncia causou espanto em muitos leitores que questionam a Secretaria de Saúde sobre o motivo pelo qual o aparelho ainda não foi instalado.

“Está somente de enfeite?” ironizou um leitor.

“Fizeram tanta propaganda na época que instalaram e era somente para impressionar?” observou outro cidadão.

“Um equipamento tão importante, ficar assim parado por falta de compromisso da gestão, é muita inoperância e irresponsabilidade. Enquanto isso, os usuários da unidade precisam se deslocar para outras clínicas para realizar o exame. Que gestão de faz de conta,” criticou uma leitora.

Em janeiro de 2023, a Secretaria de Saúde informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município já estava com o aparelho de tomografia instalado.

“Uma UPA ter uma tomografia não é muito comum. Com a tomografia, a gente vai poder diagnosticar vários tipos de doenças, principalmente os AVC’s hemorrágicos e isquêmicos, e isso faz com que a população tenha um diagnóstico muito mais rápido, além de outras patologias que vão ser diagnosticadas com a tomografia com muita precisão”, informou o então Secretário de Saúde, Fernando Costa.

Na oportunidade, a Sesau informou também que os aparelhos de última geração já estavam instalados, faltando apenas detalhes para a entrega à população.

“Em breve vamos entregar estes equipamentos. Estamos esperando apenas o programa da máquina. O mais difícil já foi feito, que é a instalação e a máquina em si. Estamos finalizando a licitação do programa para colocar em funcionamento para as pessoas”, disse Fernando Costa.

Desde a última sexta-feira, o PNB tem insistido em uma resposta junto a Secretaria de Saúde de Juazeiro, mas o órgão não enviou nenhum esclarecimento.

Denúncia

“O tomógrafo foi instalado em janeiro do ano passado e até o momento o aparelho ainda não está em funcionamento. É preciso saber o real motivo, pois os pacientes estão sendo transferidos para Petrolina para realizar uma tomografia, o que leva um tempo e aumenta o risco de morte do paciente. Quando o equipamento foi instalado, disseram que faltava apenas o programa da máquina. Será que esse detalhe ainda não foi providenciado? O que está faltando?” questionou.

A fonte ressaltou ainda que o aparelho dá mais celeridade aos diagnósticos de vários tipos de doenças, principalmente os AVC’s hemorrágicos e isquêmicos.

“Sabemos que essas doenças precisam ser diagnosticadas o mais rápido possível e se esse aparelho estivesse funcionando, iria salvar vidas”, acrescentou.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome